Páginas

segunda-feira, 6 de março de 2017

Em parceria com Governo do Estado Prefeitura de São Luís recebe implementos agrícolas


O município de São Luís foi contemplado com implementos agrícolas concedidos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Mais Produção. O ato de entrega dos equipamentos foi realizado pelo governador Flávio Dino ao prefeito Edivaldo, em solenidade ocorrida nesta segunda-feira (6), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. A cerimônia contou com a presença de diversos prefeitos de municípios também agraciados pelo projeto, deputados estaduais e federais, secretários de estado e municipais, entre outras autoridades.
Na solenidade, Dino destacou a importância do Programa Mais Produção para o desenvolvimento da agricultura nos municípios. "O programa envolve uma serie de estimulo e incentivos à produção agrícola, contemplando desde serviços de assistência técnica à regularização fundiária, divulgação dos programas de financiamento e bancos de fomentos e, também, apoio para aquisição de equipamentos. Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento principalmente das 10 cadeias produtivas eleitas como prioritárias nesse primeiro momento, desenvolvendo um conjunto de medidas que venham a beneficiar os agricultores com insumos importantes para que possam produzir mais alimentos, ajudar suas famílias e colaborar com a economia do Estado", disse o governador Flávio Dino.
O prefeito Edivaldo destacou os benefícios que os implementos agrícolas recebidos proporcionarão às cadeias produtivas locais. "É mais um importante apoio do Governo do Estado para São Luís e que vem reforçar as políticas de desenvolvimento do setor agrícola que já estamos desenvolvendo nos mais diversos agropolos da Ilha, com estímulo ao crescimento da agricultura familiar e a geração de trabalho e renda no campo", disse Edivaldo.
Em ato simbólico, o governador Flávio Dino entregou ao prefeito Edivaldo as chaves do caminhão-baú refrigerado e da patrulha agrícola. Entre os implementos agrícolas cedidos pelo Governo do Estado ao município de São Luís estão 15 kits de irrigação, um caminhão-baú refrigerado e uma patrulha agrícola, que permite aos agricultores realizar serviços como aragem do solo, gradagem (etapa de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à aração), plantio e ensilagem (conservação dos alimentos), com impacto direto na produção da área cultivada.
Os equipamentos concedidos à capital foram adquiridos com recursos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop). Alguns dos implementos cedidos são frutos também de emendas parlamentares direcionadas por deputados estaduais e federais maranhenses. Mais de 100 equipamentos, entre tratores, caminhões-baús, tanques resfriadores e equipamentos de irrigação, foram entregues pelo governador, no ato desta segunda-feira (6).


PROGRAMA
Conforme o governador, os equipamentos entregues serão destinados a agropolos que desenvolvem projetos em três das 10 cadeias produtivas incentivadas pelo Programa Mais Produção: produção de leite, arroz e hortifruticultura.
Com investimentos de R$ 62 milhões, o Programa Mais produção tem como objetivo promover o adensamento das 10 cadeias produtivas prioritárias (feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura - caipira e industrial; piscicultura, hortifruticultura e mel) e arranjos produtivos de pequena, média e grande escala. A ação visa agregar valor aos produtos maranhenses, para gerar mais riqueza, emprego e renda no Estado.
Para o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, os implementos e insumos concedidos ao município de São Luís vão somar às dezenas de projetos que já vêm sendo executados pela Prefeitura nos polos agrícolas locais. "Sem dúvida os equipamentos vão contribuir substancialmente para reforçar os projetos agrícolas que já desenvolvemos na agricultura familiar local, beneficiando a dezenas de comunidades rurais da Ilha", disse o secretário.
Entre as ações desenvolvidas para crescimento do setor, Ivaldo Rodrigues destacou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fez de São Luís uma das capitais brasileiras que mais de destacaram na execução da ação. Conveniado pela primeira vez em São Luís na gestão do prefeito Edivaldo, em maio de 2015, o PAA soma, só no primeiro ano de atuação, 350 toneladas de alimentos produzidos e entregues a mais de 45 mil famílias agraciadas pela ação.
Entre as comunidades rurais beneficiadas pelo PAA estão o Assentamento Conceição, Arraial, Calembe, Estiva, Cinturão Verde, Coquilho, Coquilho I, Coquilho II, Igaraú, Itapera, Itapera-São Joaquim, Laranjeira, Mato Grosso, Murtura-Pedrinhas, Maracanã, Matinha, Novo Horizonte, Parque Sabiás, Pau Deitado, Poeirão, São Joaquim, São José dos Índios, São Raimundo do Morto, Tajipuru, Tajipuru I, Tibiri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz