Páginas

terça-feira, 7 de março de 2017

Deputado Rigo Teles denuncia perigo e erros na construção da Ponte do Juá, em Barra do Corda


Durante visita às obras da ponte, Rigo constatou que tem uma equipe trabalhando na obra, mas está fazendo só o tampão da laje do assoalho.
O líder do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa, deputado Rigo Teles, ocupou a tribuna da Casa na segunda-feira (6), para denunciar e pedir providências do Ministério do Turismo, do Ministério Público Estadual, da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia (CREA-MA) contra a Prefeitura de Barra do Corda, que segundo ele está prestes a protagonizar uma tragédia sem precedentes, por conta de erros estruturais na obra de construção da Ponte do Juá.
Em sua fala, Rigo esclareceu que foi procurado pela população para alertar sobre o perigo de uma cratera aberta na Ponte do Juá, cuja construção foi iniciada na gestão do ex-prefeito Nenzim, que conseguiu os recursos no Ministério do Turismo. Apesar de não terminar a obra por conta do fim do mandato, Nenzim demoliu a antiga ponte de madeira e deixou recursos na Caixa Econômica Federal para terminar a ponte de concreto.
O parlamentar relatou que no início de 2016 esteve em Barra do Corda, acompanhado do governador Flávio Dino, juntamente com o prefeito para inaugurar a Ponte do Juá. “O prefeito inaugurou a ponte. Entretanto, menos de um ano depois de entregue abriu-se uma cratera bem no meio da ponte, causando a interdição da ponte e prejuízos a mais de 35 mil pessoas”, e que execução da obra, não obedeceu aos critérios do projeto deixado pelo ex-prefeito Nenzin, lamenta.
PILARES COMPROMETIDOS
Durante visita às obras da ponte, Rigo constatou que tem uma equipe trabalhando na obra, mas está fazendo só o tampão da laje do assoalho. Segundo ele, o engenheiro civil Denis Milhomem fotografou, checou a documentação, mediu a espessura, e constatou que o ferro não é adequado para a construção de uma ponte para receber o peso e que a estrutura de concreto poderá ceder. A ponte fica sobre o Rio Mearim e interliga o Centro, Trizidela, Juá e vários bairros.
Na oportunidade, o deputado Rigo alertou que desde quinta-feira passada, uma equipe de operários está trabalhando no local somente para fazer o tampão do buraco no assoalho da Ponte do Juá, mas não está verificando a parte mais vulnerável da estrutura, que são as ferragens. “Então, com apenas um ano de inaugurada pelo prefeito Eric Costa, tanto o assoalho como os pilares da Ponte do Juá já estão todos comprometidos”, lamenta. 
Diante das denúncias da população o vereador João Pedro, que também é engenheiro, foi vistoriar as obras da Ponte do Juá, acompanhado da vereadora Graça do Ivan e dos vereadores Eteldo, Nem do Swan e Aurean Barbalho. Momentos depois, os parlamentares formularam e encaminharam denúncia ao CREA, que deve mandar técnicos especializados para ver a situação da ponte e evitar uma tragédia anunciada no município de Barra do Corda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz