Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Em parceria com o Governo, Prefeitura garante cursos na Cozinha Comunitária da Vila Cascavel


A Prefeitura de São Luís, em parceria com Governo do Estado, ofertará cursos de capacitação aos usuários dos serviços da Cozinha Comunitária da Vila Cascavel, no bairro Vila Cascavel. A parceria foi definida durante reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

"Temos discutido uma série de ações parceiras com o Governo do Estado e esta reunião marca mais uma etapa para outras ações que vamos trabalhar em conjunto, tendo sempre como foco garantir mais oportunidades à população, conforme nos determina o prefeito Edivaldo", enfatizou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.

Os cursos e palestras serão realizados na sede da Cozinha Comunitária da Vila Cascavel, tendo como público prioritário os usuários do equipamento e moradores do bairro. Na grade formativa está palestra para jovens e adultos sobre combate às doenças como hipertensão e diabetes, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, a partir das 14h. Para o público infantil, será ofertada, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a partir das 14h, a oficina Chefe Mirim, que ensina, na teoria e prática, sobre alimentação nutritiva. A oficina será ofertada para 45 crianças.

"Temos na Sedes um cronograma ativo de cursos sobre Educação Alimentar e ações educacionais oferecidas nos restaurantes populares do estado. Essa parceria para oferecemos a oficina para crianças na cozinha comunitária do bairro Cascavel nos deixa muito felizes pois conseguimos sensibilizar toda a família através das crianças. Elas recebem orientações sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, sobre higienização das mãos e de como manusear adequadamente os alimentos que serão consumidos e levam esses ensinamentos para casa" explicou o secretário de estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.

QUALIFICAÇÃO


O superintendente de Ações Comunitárias da Semsa, Augusto César Rodrigues, avaliou a importância da parceria para somar na qualificação e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários atendidos. "Foi um encontro de extrema importância para formatarmos esta ação conjunta, que é o primeiro passo para ampliarmos as oportunidades de projetos e ações a esta e outras comunidades", enfatizou o gestor.
Adultos, jovens e idosos terão a oportunidade de se informar na capacitação sobre doenças como hipertensão e diabetes. Na ocasião, os participantes recebem orientações preventivas referentes às doenças e dicas para amenizar os problemas causados por esses males. O curso também aborda o conjunto de cuidados gerais que devem ter pessoas que sofrem destas doenças crônicas e seu impacto na vida pessoal e familiar.
Já a criançada vai poder se divertir e aprender a comer bem, além de preparar pratos nutritivos com a oficina Chefe Mirim. Os pequenos vão aprender receitas bem fáceis tendo como ingredientes alimentos ricos em nutrientes e saudáveis. Paralelamente, também recebem informações nutricionais. Ao final, os participantes recebem certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz