Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A Prefeita Talita em parceria com o Governador Flavio Dino



O encontro foi presidido pelo governador Flávio Dino e contou com os prefeitos de 13 municípios, dentre eles a Raposa, que integrarão a RMGSL. O ato é um dos passos exigidos pelo Estatuto das Metrópoles para a consolidação da Grande São Luís como Região Metropolitana.



“É com tamanha estima que participo de um passo tão importante para desenvolvimento do Estado. Dentre os municípios os 13 municípios detém quase 40% do PIB do Maranhão o Municipio e Raposa encontra-se presente, considerando a exigência constitucional de tal medida, contudo nunca havia sido adotada, visando ter uma instância de debates e de soluções, de políticas públicas em comum que signifique a conjugação de esforços, a otimização de recursos públicos e a eliminação de conflitos”, alertou a Prefeita Talita.




O governador Flávio Dino destacou a primeira reunião do colegiado como um passo importante para a plena consolidação da Região Metropolitana. "A partir desta iniciativa, os municípios contemplados têm a oportunidade de cuidar uns dos outros. Por meio dela, é possível a captação de recursos importantes junto ao Governo Federal e ampliação da eficiência na aplicação desses recursos. Além disso, aumentamos também o poder dos municípios na busca de projetos importantes na esfera federal para as suas populações", disse Flávio Dino.
A iniciativa é uma das prioridades do Governo do Estado e põe em prática o que prevê a Lei Complementar Estadual nº 174 de 25 de maio de 2015, que cria a região. Isto possibilita a aplicação de políticas públicas integradas e articuladas para atender à população de toda da área contemplada, que atualmente é estimada em mais de 1,6 milhões de habitantes e com PIB de 39.4% do Estado.




A reunião do colegiado teve como objetivo formalizar e confirmar o compromisso de todos os gestores pela consolidação da Região Metropolitana, bem como discutir os próximos passos determinados pelo Estatuto das Metrópoles, visando à consolidação plena da RMGSL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz