Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2017

Prefeito Domingos Dutra realiza reunião com condutores de tração animal


Eles são independentes e geralmente discriminados pela sociedade, porém, a prestação de seus serviços são quase que indispensáveis. Quem nunca precisou do apoio de um carroceiro? Seja para transportar cargas pesadas a baixo custo ou para o recolhimento de lixo. Em algumas oportunidades, tem sempre alguém acionando esse profissional. O fato é que se essa categoria agir de maneira correta pode ser muito mais útil podendo se tornar um grande ajudante informal na limpeza urbana e na preservação do meio ambiente. Foi pensando nessa parceria, que o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, se reuniu na manhã deste sábado (21) com condutores de tração animal dos bairros Maiobão, Paranã e áreas adjacentes. A ideia do novo gestor é contar com o apoio dessa classe para manter a cidade limpa.

“Não adianta eu conseguir apoio do Estado e mandar limpar a cidade inteira através do mutirão, se eu não tiver ajuda da população na preservação dessa limpeza. Eu peço aqui a colaboração de vocês para que não despejem lixo em áreas públicas. Eu sei que eles precisam do ganha pão, mas nós vamos pensar juntos em algumas soluções, por exemplo, aqui no Paranã tem três pontos de lixo. Nós vamos organizar só um e em dias alternados e assim fica mais fácil para a prefeitura recolher. Além disso, também quero organizar a classe para que eles possam ter acesso a benefícios”, declarou o prefeito durante seu discurso no encontro que aconteceu no bairro Paranã, no Bar Elétrico.

Com o prefeito, estavam os secretários de Educação, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio ambiente.
MEDIDAS

Na ocasião, o encontro também serviu para o anúncio de uma série de medidas que objetivam o resgate da cidadania de 150 profissionais do ramo. Entre essas medidas estão a criação da Associação dos Carroceiros de Paço do Lumiar, a vacinação de animais, além da disponibilidade de um curso de formação de condutores, que vai dar acesso aos trabalhadores a uma carteira de capacitação, fardamento e emplacamento de veículos. 

“Para mantermos o trânsito organizado não podemos esquecer essa parcela da sociedade. Essa é uma demonstração de que o governo Dutra trabalha de forma diferente e que se preocupa com todos. Nós estamos aqui para apresentar a estes homens seu deveres e direitos”, acrescentou o secretário de Infraestrutura, Pádua Nazareno.

Os trabalhadores foram convocados para a realização de um cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Social e a meta é fazer um diagnóstico social. O Poder Executivo quer saber como vivem os carroceiros, se são instruídos ou não, se possuem benefícios sociais e se estão em situação de vulnerabilidade para que possam ter uma melhor qualidade de vida. 

“O Cadastro é para que a gente possa saber como essas pessoas vivem. Nós precisamos de um perfil social para fazer alguma coisa, vejam só, aqui vimos que muitos não sabem ler e a Secretaria de Educação já disponibilizou um curso de letramento para os interessados. Também identificamos pessoas que não estão inseridas em nenhum benefício social mesmo tendo direito. Enfim, com o cadastro podemos ver onde cada um pode ser encaixado”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Nauber Braga.

Com a realização da reunião, o sentimento dos carroceiros, que sonham com dias melhores, foi de esperança. Animados, eles aplaudiram o prefeito e firmaram a parceria que foi proposta. “Eu, sinceramente estou surpreso, tem um prefeito aqui com a gente e isso nunca aconteceu. Essas coisas que nos ofereceram eu já estava para secar as pernas indo pra São Luís para ver se conseguia por lá como o emplacamento da minha carroça, a vacina dos meus bichos e o curso pra eu aprender a ler e até hoje não tinha conseguido. Agora, estou muito feliz em saber que vou ter tudo isso perto de casa e sem muito sacrifício. Estou confiante de que dessa vez a gente vai ser valorizado”, completou o condutor de um veículo com tração animal, Raimundo Batista de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz