Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Valéria comemora ampliação do Hospital e Maternidade Aderson Marinho em Porto Franco


A inauguração da nova ala do Hospital e Maternidade Aderson Marinho, em Porto Franco, na manhã do último sábado (10), foi prestigiada pela deputada estadual Valéria Macedo (PDT), que estava acompanhada do prefeito Aderson Marinho, o ex-prefeito Deoclides Macedo, secretários municipais e lideranças da região.
Foram entregues 37 novos leitos, aparelhos de raio - x, aparelhos para realizar exames modernos de endoscopia, lavanderia, entre outros equipamentos essenciais para o funcionamento da unidade. 
De acordo com o prefeito Aderson Marinho, a deputada Valéria Macedo foi de extrema importância para a entrega da ampliação e ressaltou que a deputada ajuda na manutenção e custeio do Hospital. “Valeria sempre empenha todos os esforços em São Luís, junto ao Governo do Estado para manter o Hospital funcionando e atendendo a população da região”, disse.
Hospital e Maternidade Aderson Marinho
Implantado em 1996, na primeira administração do prefeito Deoclides Macedo, funcionando inicialmente em um prédio alugado pela Prefeitura Municipal. Inicialmente recebeu o nome de Hospital e Maternidade Público Municipal de Porto Franco e teve Valéria Macedo como primeira Diretora Administrativa.
A sede própria foi construída, através do Projeto REFORSUS, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, cujo projeto iniciado ainda em 1996, prosseguindo na administração Prefeito Erivaldo Marinho, e da Secretaria  Municipal de Saúde Valéria Macedo, sendo inaugurado no ano de 1999.
Inicialmente contava com 35 leitos, centro cirúrgico, pronto socorro, ambulatório, laboratório clínico, ultrassonografia e radiologia. Posteriormente foi implantada uma Agência Transfusional do Hemomar.
Em 2006, já na segunda administração do Prefeito Deoclides Macedo, e da Secretária Municipal de Saúde Valéria Macedo, o Hospital passou por ampla reforma e ampliação de alguns setores como: construção de Centro Obstétrico, ampliação do número de leitos, de 35 para 40, ampliação do laboratório, construção de uma brinquedoteca e ampliação do pronto socorro, além da aquisição de um mamógrafo e outros equipamentos. A partir de então, recebeu o nome de Hospital e Maternidade Aderson Marinho.
No início de 2013, já na administração do Prefeito Aderson Marinho, o Hospital passou por uma grande transformação. Através de recursos do fundo Nacional de Saúde foi construído um novo bloco de internação com mais 37 leitos, totalizando 77 leitos. 
Foi executada também a ampliação do setor de urgência e emergência e construção de uma nova recepção para os visitantes dos pacientes internados, através de recursos do Projeto Qualisus Rede do Ministério da Saúde, denominado de Projeto TOPAMA, por contemplar municípios dos Estados do Tocantins, Pará e Maranhão localizados nas divisas comuns dos referidos Estados.
No entanto, por questões políticas da época, a inserção no município de Porto Franco no Projeto só foi possível graças a uma intervenção da Deputada Valéria Macedo junto ao Governo do Estado do Maranhão.
Emenda Parlamentar
O Hospital recebeu também, recursos para aquisição de equipamentos, graças a uma Emenda Parlamentar do ex-deputado estadual Hélio Santos e outra da deputada estadual Valéria Macedo, totalizando R$ 1.600.000,00.
Com esses recursos foram adquiridos equipamentos como: um aparelho de endoscopia digestiva, colonoscopia e retossigmoidoscopa; um aparelho de ultrassonografia e ecocardiografia; um Sistema de Radiografia Computadorizada; Lavanderia composta de duas lavadoras/extratores, duas secadoras e um calandra; 60 camas adulto; 15 camas infantis; duas incubadoras; dois berço aquecidos; Foco cirúrgico; um cardioversor; aparelhos automáticos para o laboratório de análises clínicas; um Autoclave com capacidade para 350 litros; dois focos cirúrgicos; dois Bisturis elétricos; dois bombas de infusão; etc.
“É a unidade hospitalar de referência, credenciada como porta de entrada para, que além da população local, atende também os municípios de Campestre do Maranhão, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo, São João do Paraíso, Estreito São Pedro dos Crentes. Conta com Pronto Socorro, ambulatório em diversas especialidades, Cirurgia Geral e Ginecológica, Laboratório de Análises Clínicas, diagnóstico em cardiologia, Mamografia, Radiologia, Ultrassonografia, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e Setor de internação com 77 leitos”, finalizou Valéria Macedo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz