Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Praças revitalizadas pela Prefeitura de São Luís são opção de lazer nas férias


Com as férias de fim de ano, a criançada se prepara para curtir os dias de folga da rotina escolar. Pais e mães devem ser criativos na escolha da programação de lazer e uma opção, que está bem pertinho de casa, são as praças. A Prefeitura de São Luís promoveu uma série de melhorias nestes espaços públicos com obras de construção, reforma e requalificação, deixando estes ambientes mais atrativos para as comunidades, e, principalmente, para as crianças. As mais de 30 praças revitalizadas e construídas pela Prefeitura se transformaram em locais de esporte, lazer e atividades culturais gratuitas e próximas de casa.

Nas áreas reformadas, as famílias com suas crianças podem andar de bicicleta, passear, fazer caminhada, organizar jogos ou apenas passar o tempo contemplando a paisagem. O presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luís Carlos Borralho, ressaltou que as praças e espaços públicos têm hoje uma realidade melhor, a partir das ações da Prefeitura. "Isso é percebido, não apenas esteticamente, como também no sentimento de pertencimento das famílias. Hoje, além do lazer, esporte e entretenimento, estes espaços proporcionam acolhimento aos públicos de todas as idades e para as crianças, nestas férias, são um atrativo a mais", disse Luís Borralho.

Na Vila Palmeira, a Praça da Criança foi toda revitalizada e em nada lembra o antigo espaço sem estrutura e sem atrativos. É só chegar o fim de tarde que muitos meninos e meninas aparecem para brincar. O espaço ganhou escorrega, gangorra e balanço.
A autônoma Franciane Pinheiro Cardoso, 36 anos, diz que depois da reforma passou a frequentar mais o espaço. Ela lembra que antes era arriscado e depredado. "Não tinha opção para brincar com nossos filhos. Agora, tem onde as crianças brincarem, espaço para sentar e conversar. Nestas férias a gente vem direto para cá", diz.

Franciane levou os filhos Samara, de quatro anos e Carlos, de oito, para se divertirem no local. Os filhos aprovaram o espaço. "Eu venho brincar aqui bastante. Fico com meus amigos e tem bastante espaço. Gosto muito dessa praça. É perto da minha casa e tem brinquedos", disse o menino, que já está de férias. A Praça da Criança possui ainda aparelhos para prática de exercícios físicos, coreto e área para caminhada.

A Praça do Letrado, no Vinhais, é patrimônio da comunidade e está sempre ocupada pelas crianças, jovens e adultos em atividades de lazer ou no bate papo. É o principal ponto de encontro de quem mora na localidade. O espaço amplo também foi completamente recuperado pela Prefeitura e possui áreas comuns para pessoas de todas as idades, promovendo a integração social.

As crianças podem aproveitar uma ampla área livre para brincadeiras e área de brinquedos. A jovem Nethelly Karla, oito anos, estava acompanhada da avó e do irmão para curtir o fim de tarde nos atrativos da praça. "Eu gostei muito da nova praça porque instalaram novos brinquedos. Sempre que venho eu brinco em todos, mas gosto mais do carrossel e da escalada", disse a menina.

Para a avó, Isabel Cristina Cabral Santos, 58 anos, a praça é alternativa para as crianças se divertirem com segurança. "Nesse período de férias deles é preciso encontrar o que fazer para distrair. Nada melhor que ter um espaço desses, perto de casa, cheio de opções e o melhor, tranquilo", disse avó. A nova praça possui ainda Arena de Beach Soccer, quadra poliesportiva, playground, novo calçamento, três mil metros de tapete de grama, equipamentos de ginástica e nova iluminação.

MAIS LAZER
Outra praça que oferece opções de lazer para as crianças se divertirem nessas férias é a praça Irmã Gabriela Torselli, na Avenida Mato Grosso, no Turu. A área está cercada para a criançada, tem chão de areia e brinquedos adequados ao público infantil - um balancinho, um escorrega e uma gangorra que fazem a alegria dos pequenos.

A praça do Turu foi estruturada com uma academia de saúde, canteiros, arborização com plantio, recuperação do calçamento, pintura geral e instalação de rampas de acessibilidade. O espaço ganhou também nova iluminação, em LED.

No bairro Cohab Anil II, a Praça Ruy Frazão possui áreas de convivência e as crianças ganharam um coreto de madeira com escada para escalar. Abaixo deste, vários pontos de balanço. Uma gangorra ao lado completa o espaço de diversão.

A Praça das Árvores, no Cohatrac é outro espaço de lazer que atrai a criançada. Com a reforma ganhou diversos brinquedos - playground, balanço, escorrega e gangorra. A praça recebeu ainda novo calçamento em pedras, canteiros, serviços paisagísticos e de arborização, equipamentos para ginástica ao ar livre e nova sinalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz