Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Governo e Prefeitura de São Luís executam melhorias em praças do Centro Histórico


Impulsionar o turismo, estimular a economia e valorizar as belezas naturais e arquitetônicas do Centro Histórico. Este é o objetivo do plano de urbanização realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Subprefeitura do Centro Histórico. O conjunto de serviços contempla ações de construção, iluminação e paisagismo. As obras são executadas por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís e estão em fase conclusiva nas Praças da Faustina (Rua do Giz) e Valdelino Cécio (Rua 28 de Julho). Os projetos foram avaliados e aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA).

O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Carvalho, destaca que as ações promovidas na área têm a função de recuperar e devolver à população este importante espaço cultural da cidade. "Desde o início da gestão, o prefeito Edivaldo vem investindo na revitalização dos espaços públicos turísticos de São Luís. São obras de melhoria da iluminação, calçamento e a reforma das áreas públicas, a exemplo das praças. Nosso objetivo é que o bairro mantenha sua tradição de atrair turistas e também quem vive aqui", disse o subprefeito.

As duas praças são espaços de grande circulação de pessoas e palco de eventos culturais, atraindo um público diverso, principalmente jovens, que aproveitam os locais para socialização. A Praça da Faustina, por exemplo, é ponto conhecido de apresentações de tambor de crioula; na Valdelino Cécio, a juventude costuma se reunir. Os serviços garantem mais segurança e conforto para que a população desfrute do patrimônio histórico do bairro.
MELHORIAS
                    As praças receberam iluminação artísticas, de modo que o conjunto de serviços inclui ainda revitalização de luminárias, lâmpadas e postes, ampliando a malha de iluminação pública e agregando valor estético aos monumentos, calçadas e casarões.

O trabalho de paisagismo incluiu o plantio de diversas mudas de árvores do tipo ipês e palmeiras imperiais. O subprefeito pontuou que esse trabalho é determinante na apresentação da cidade, para o turista e para a segurança pública.

As praças passaram por revitalização das estruturas de concreto, assim como a recuperação de trocas de itens como bancos e calçamento. Na Praça Valdelino Cécio foi feita a recuperação do piso, das calçadas e da escadaria que liga à Praça Nauro Machado. O espaço dispõe de 200 metros quadrados de área, que receberam novos bancos e pintura nos muros laterais. O piso foi refeito com pedras portuguesas.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, destacou que em todas as intervenções que têm sido realizadas no Centro, o foco é o estímulo ao turismo e economia. "Sempre visamos incentivar a vinda do turista e a geração de renda, além de realçar a beleza de construções históricas valorizando este importante patrimônio arquitetônico de todos os maranhenses", disse Noleto.

Além da Subprefeitura do Centro e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) integram o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz