Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Audiência pública discute parceria entre a China e o Estado do Maranhão, em Imperatriz


A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, através da Comissão de Assuntos Econômicos, realizou, na manhã desta sexta-feira (9), uma audiência pública, no Cento de Convenções da cidade de Imperatriz, que teve como objetivo discutir a captação de investimentos da China para o Maranhão, bem como firmar acordos de cidades e estados irmãos: Brasil - China, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. A partir daí os deputados irão discutir a possibilidade da criação da Frente Parlamentar Brasil – China, no Legislativo Estadual.
A audiência pública foi fruto da viagem feita no mês passado à cidade de Taiwan, na China, onde o deputado Wellington do Curso (PP) juntamente com parlamentares de outros estados brasileiros e de representantes de mais 60 países, conheceu as potencialidades daquele país e, principalmente, verificou que a China tem interesses em fazer investimentos no Maranhão. 
“A participação da Assembleia Legislativa, neste momento é de suma importância, principalmente por que existe a possibilidade de fomentar, juntamente com os demais deputados, a criação da Frente Parlamentar Brasil – China”, afirmou Wellington do Curso, que representou o Maranhão na Missão Internacional na China.
Ao agradecer a presença de todos, Wellington do Curso falou do carinho que tem pela cidade de Imperatriz e afirmou que na Assembleia Legislativa tem um só objetivo que é trabalhar pelo povo. Ele lembrou que no Congresso Nacional já existem temáticas voltadas para a captação de recursos, mas, no Maranhão, não existia essa discussão. “Nós precisamos criar na Assembleia e nas prefeituras da região tocantina mecanismos para fomentar legislação que possa facilitar a vinda de investimentos para o Maranhão. As oportunidades surgem e nós temos que está preparados”, acentuou o deputado.
Ao afirmar que a China tem interesse em investir no Brasil, em especial, na região amazônica, Wellington do Curso enfatizou que 63% do Maranhão faz parte do território amazônico. “Eu acredito no Brasil; eu acredito no Maranhão. Cada um de nós pode dar a sua contribuição, principalmente nesse momento que o país vive, Tem um país que tem potencial e tem interesse de investir no Maranhão, mas nós temos que nos capacitar. Não podemos baixar a cabeça. A viagem que fiz à China me abriu os olhos e aguçou a minha curiosidade em trazer essa discussão para o nosso Estado. Não estou fazendo nada de forma isolada, estou aqui representando a Assembleia Legislativa”.  
Frente Parlamentar Brasil - China
Na ocasião o deputado Wellington afirmou que na próxima segunda-feira vai dar entrada ao Projeto de Resolução Legislativa propondo a criação da Frente Parlamentar Brasil – China. “Nós precisamos ser protagonistas; precisamos dizer que temos interesse em trazer investimentos para o Maranhão. Juntos nós podemos alavancar a economia do nosso Estado. Aqui em Imperatriz, precisa ser a porta de entrada, principalmente, pelos atrativos da região”, disse ele. 
Ele também lembrou que no Senado Federal e Câmara dos Deputados já foi criada a Frente. “O Maranhão está adormecido. Nós precisamos propor e facilitar. É essa discussão que faço para o governo do Estado, a Assembleia Legislativa, as prefeituras municipais e câmaras municipais. Temos que está preparados e o Estado do Maranhão é imprescindível que traçamos metas para receber os investimentos”, argumentou Wellington, destacando a importância da realização dos cursos de captação de negócios. 
Esforço
“Este é um momento importante para o Estado do Maranhão. Agora as portas se abriram de forma brilhante pela vontade de Deus e o esforço do deputado Wellington do Curso que viajou à China. Hoje é a oportunidade de unir o Maranhão ao gingante da Ásia, que é a China”, enfatizou o articulador de Negócios Internacionais, Herbeth Oliveira. 
O superintendente de Articulação de Estado da Região Tocantina Rafael Heringer,  registrou a importância daquele evento e destacou o lado positivo das relações com a China. “Nós temos um ambiente altamente favorável para esse tipo de parceria. Nós temos um Estado rico em potencialidades naturais. Nós precisamos avançar mais”. 
O prefeito de São João Batista Júnior de Fabrício destacou a importância dos deputados estaduais no sentido de buscar investimentos para os municípios. “Estou aqui em um momento ímpar para o nosso município, que tem um grande potencial. Nós queremos receber países para fazer investimentos na nossa ciade, Chega de mesmice. Precisamos dos deputados para tirar os municípios do sufoco”. 
Participantes
Também participaram da audiência Pública o vice-prefeito de Imperatriz, Luís Carlos Porto que representou o prefeito Sebastião Madeira; o presidente da Associação Comercial de Imperatriz, Hélio Rodrigues; o diretor da Associação Comercial de Imperatriz, Atenágoras Reis e o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos. 
Também presentes André Luís Santos Souza, sub-oficial da Marinha, representando o agente da Agência Fluvial da Marinha de Imperatriz, Adriano Alves; o capitão Maycon Nunes, representante do comandante do 3º Batalhão; Joé Silva da Costa Júnior, representante do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Wilni Barbosa,  vereadores da região, empresários e demais convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz