quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Deputado Júnior Verde quer formação de Consórcio para o Anel da Soja


Membro titular da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júnior Verde solicitou a formação de um Consórcio de Prefeitos que são diretamente ligados ao Anel da Soja, no Sul do Esatdo. A sugestão foi apresentada nesta sexta (10), durante audiência pública para tratar do Complexo do Anel da Soja, na Câmara  Municipal de Balsas. 
O evento, proposto pelo deputado Adriano Sarney, contou com a participação de representantes do setor agrícola e autoridades políticas dos municípios da região. O deputado expôs um mapa com o percurso da obra do Anel da Soja, iniciada no Governo Roseana Sarney, com o objetivo de integrar um conjunto de rodovias estaduais (MA-006, MA-007, MA-132 e MA-140) de importância estratégica para o desenvolvimento do agronegócio no Maranhão.
O empreendimento visa incrementar a logística, facilitando o escoamento da produção pelo Porto do Itaqui e contempla mais de 600 quilômetros de estradas, somando investimento de mais de R$ 600 milhões. A obra beneficiaria diretamente os municípios de Balsas, Riachão, Carolina, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba.
“A MA-006 está completamente esburacada e o serviço de tapa buraco que esta sendo executado só está acontecendo por conta de uma decisão judicial que obrigou o Estado a recuperar o trecho sob pena de multa diária”, reclamou Adriano.
O presidente da Associação de Soja e Milho, Isaías, fez um apelo a todos os produtores em busca de um esforço conjunto para resolver a questão do transporte. “É preciso que nós, agricultores, juntamente com a classe política, façamos um movimento de mobilização para então cobrarmos nossos direitos junto as autoridades competentes”, solicitou.
Encaminhamentos – No final da audiência, o grupo de trabalho apontou encaminhamentos objetivando o andamento da obra do Anel da Soja. Sobre um documento enviado à Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra) pelo Sindbalsas, será formada uma comissão para buscar soluções junto ao secretário. 
A comissão se reunirá ainda com o coordenador da bancada federal maranhense e com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para discutir e trocar experiências sobre alternativas de desenvolvimento sustentável no Maranhão; e deverá ser formado um Consórcio de Prefeitos que são diretamente ligados ao Anel da Soja.
"A participação de todos nessa audiência foi essencial para o sucesso da reunião. Saímos daqui com encaminhamentos importantes e acompanharemos todas as ações propostas. Precisamos dar nossa colaboração em prol do setor produtivo maranhense, e essa região tem um potencial imenso", finalizou Júnior Verde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz