Páginas

sábado, 15 de outubro de 2016

Júnior Verde inicia I Seminário de Sustentabilidade da Zona Costeira do Maranhão


O deputado estadual Júnior Verde (PRB) participou, nesta quinta (13), do primeiro dia de atividades do I Seminário de Sustentabilidade da Zona Costeira do Maranhão, um evento que busca discutir a gestão sustentável do Golfão Maranhense e reúne professores, profissionais ligados à área, técnicos, gestores e estudantes no auditório da Faculdade Pitágoras, no Turu. O parlamentar é o idealizador do encontro, que pretende elaborar um Plano de Sustentabilidade voltado para a zona costeira e portuária maranhense.
“O Maranhão tem o segundo litoral do Brasil e um dos portos mais importantes do mundo, mas não existem bases legais para uma gestão costeira e portuária. Vamos buscar meios de gestão do Golfão Maranhense de forma que sejam contemplados também aspectos sociais, econômicos e ambientais”, destacou Júnior Verde.
O coordenador do evento, professor Oiama Cardoso, informou que o principal encaminhamento do Seminário será a elaboração de um Plano de Sustentabilidade com a colaboração de todos os técnicos envolvidos. “Será um documento para nortear e proteger a zona costeira e portuária do nosso Estado. A gestão sustentável do Golfão Maranhense é uma necessidade e passará pelo envolvimento dos gestores dos 28 municípios do estado que possuem litoral”, explicou. 
Nesta sexta, a programação segue com a realização de debates e mesas redondas com autoridades no assunto para analisar a adequação do marco legal da zona estuarina do Maranhão, taludes submarinos e zoneamento ecológico econômico, visando a gestão sustentável.
Nos últimos anos, assentamentos urbanos e o crescimento de inúmeras atividades sem o devido planejamento vêm colocando em risco o estuário da baía de Golfão Maranhense/São Marcos. “É extremamente importante discutir formas de evitar a diminuição da qualidade de vida da população que vive nessas áreas”, concluiu o parlamentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz