Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

Edivaldo Holanda destaca reconhecimento do prefeito de SL a nível nacional na área do empreendedorismo

                                        Edivaldo Holanda destaca reconhecimento do prefeito de SL a nível nacional na área do empreendedorismo
Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (16), o deputado Edivaldo Holanda (PSC), destacou o reconhecimento nacional do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PDT), em empreendedorismo e desenvolvimento social no campo.
O reconhecimento do prefeito – que está entre os 20 melhores gestores municipais do Brasil no que tange à adoção de práticas inovadoras e que estimulem o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico - foi divulgado na 9ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A edição nacional da premiação foi realizada semana passada, em Brasília, e contou com a participação de cerca de 1800 prefeitos de todas as regiões brasileiras. O prefeito Edivaldo participou da premiação na categoria “Pequenos Negócios no Campo”.
“Sem dúvida é um feito de grande importância para nossa capital. Parabenizo o prefeito que vem empreendendo no campo por uma nova realidade social”, disse o deputado, lembrando que o reconhecimento vem de diversas entidades e autoridades públicas, a exemplos do Sebrae e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Disse também, que São Luís é a única capital brasileira com reconhecimento do SEBRAE na área dos negócios do campo. “Para nós, desta Casa Legislativa, esse é um fator que reforça o caráter pioneiro e ousado do projeto que busca, no pequeno produtor rural, um caminho de desenvolvimento à cidade”, afirmou.
Reconhecimento
Além do reconhecimento do SEBRAE - como um dos 20 melhores do Brasil - o projeto implantado pelo prefeito Edivaldo também foi destacado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em uma placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido na área de segurança alimentar.
“A distinção da ONU faz referência ao esforço empenhado pela Prefeitura de São Luís na promoção de ações de combate à fome e à pobreza extrema na capital, atingindo a primeira das oito metas do Programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, acentuou o deputado.
Outro projeto desenvolvido pelo município, que teve sua execução reconhecida pela ONU, foi o Programa de Capacitações e Avaliações Nutricionais oferecido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar em parceria com a Assistência Social, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Saúde e Educação.
Inclusão social
De acordo com o deputado Edivaldo Holanda, as ações da gestão Edivaldo promovem a inclusão social e econômica dos produtores rurais.  Ele lembrou que, quando Edivaldo Holanda Júnior assumiu a prefeitura de São Luís, em 2013, poucos produtores rurais viviam da produção no campo.
“Esperanças fomentadas por gestões anteriores, mas que nunca se transformaram em realidade, deixaram os agricultores endividados e sem outros meios de vida que não o de realizar informalmente pequenos trabalhos na área da construção civil”, afirmou o deputado, dizendo que na zona urbana, o cenário era de fome.
Pesquisas realizadas pela prefeitura naquela época identificaram índices de insegurança alimentar alarmantes em algumas regiões da cidade. Porém, disse o deputado, a iniciativa do prefeito Edivaldo, além de atender às necessidades nutricionais básicas de parte da população ludovicense, promoveu uma verdadeira revolução no meio rural: dinamizou a economia, estimulou o desenvolvimento de pequenos negócios e gerou emprego e renda.
“O Brasil teve a oportunidade de conhecer e se espelhar no projeto que contabiliza 300 agricultores e mais de 30 mil pessoas beneficiadas em nove meses, além de conquistar definitivamente o desenvolvimento social, tão importante para o crescimento da nossa querida São Luís”.  
Motivo de orgulho
Em aparte, o deputado Levi Pontes parabenizou o prefeito pela premiação e afirmou que aquele prêmio era motivo de orgulho, pincipalmente, pelo fato de Edivaldo Holanda Júnior ter o olhar voltado para a área rural da capital. “Para mim essa preocupação do prefeito com o fomento, com a segurança alimentar, com a distribuição de renda para a zona rural de São Luís vem somar o caráter humano e sensível da sua administração. E o parabenizo por mais este prêmio justo e raro”, acentuou Levi Pontes.
Projeto
O projeto “Fomento aos negócios do Campo”, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, está inserido no contexto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de iniciativa do governo federal e executado em parceria com estados e municípios.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), o projeto conta com articulações também junto às secretarias de Criança e Assistência Social (Semcas) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), além da Defesa Civil, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) no abate do plantel de frango e do Programa “Mesa Brasil”, do Sesc. Em março deste ano, o projeto foi o vencedor da etapa estadual da premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz