segunda-feira, 21 de março de 2016

Júnior Verde apoia projeto do Instituto Chico Mendes


O deputado estadual Júnior Verde (PRB) visitou neste final de semana o município de Cururupu, onde acompanhou as atividades de um projeto de conscientização à pesca sustentável mantido pelo Instituto Chico Mendes. Convidado pela prefeitura da cidade, o parlamentar conheceu o funcionamento do projeto e se comprometeu a apoiar ações que preservem a fauna marinha, ao mesmo tempo em que garantam mais oportunidades de trabalho aos pescadores da região.

Acompanhado da secretária municipal de Meio Ambiente de Cururupu, Elizabeth, do ambientalista e líder político, Wellington Dias, do vereador Mangueira e de pescadores, Verde foi até a ilha de Guajarutiua e acompanhou de perto o trabalho dos técnicos do Instituto, que atuam na preservação da pescada amarela. 

Ao longo dos anos, a pesca predatória tem tornado cada vez mais escasso esta espécie em nosso litoral. Uma vez que impede essa prática condenável, o projeto é de grande importância, principalmente porque não deixa de lado o viés social, buscando promover a pesca sustentável”, avaliou o deputado.

Na ilha, Júnior Verde aproveitou para conversar com pescadores e participar de uma mobilização realizada pelo ICMBio, RARE, CONFREM, UEMA e Associação de Moradores da Ilha de Guajarutiua, que fica na reserva extrativista de Cururupu. “Pudemos ouvir depoimentos que dão conta das dificuldades para capturar esta espécie, que é regional, e encontrada no litoral do Maranhão e Pará. Precisamos impedir sua extinção, sem perder de vista a importância que a pesca tem para centenas de famílias da região. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para apoiar essa louvável iniciativa”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz