quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Prefeito Edivaldo lança o sistema Bilhete Único; serviço beneficiará mais 760 mil usuários

                                                         Prefeito Edivaldo lança o sistema Bilhete Único; serviço beneficiará mais 760 mil usuários"Hoje concretizamos um dos mais importantes compromissos assumidos por nossa gestão com a população de São Luís", disse o prefeito Edivaldo ao lançar, na manhã desta quarta-feira (2), o sistema Bilhete Único, considerado um dos mais impactantes investimentos da administração municipal na área de mobilidade urbana. O ato de lançamento do sistema que vai beneficiar os mais de 760 mil usuários do transporte coletivo da capital aconteceu no auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardiere, com a presença de autoridades políticas locais, representantes da classe estudantil e a comunidade em geral. O sistema começa a funcionar a partir do dia 14 deste mês.
Na solenidade de lançamento do Bilhete Único, o prefeito Edivaldo destacou a iniciativa como um marco histórico para o sistema de transporte público da capital e para a população usuária do sistema. "Este é um momento muito especial para todos nós, que desde o primeiro dia da gestão trabalhamos diuturnamente no planejamento dessa ação, para garantir que ela fosse concretizada hoje. Tivemos primeiramente que realizar um trabalho árduo de equalização do sistema de transporte, que se encontrava desequilibrado e deficitário. Durante todo esse tempo de planejamento da ação, fizemos as correções necessárias no sistema para poder implantá-lo, efetivamente", afirmou o prefeito.
O prefeito Edivaldo pontuou ainda outras ações importantes realizadas pela Prefeitura de São Luís para reestruturar o sistema, que antecederam a implantação do Bilhete Único e eram consideradas dispositivos primordiais à efetivação do projeto, como a modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, a instalação da biometria facial, além da instalação de GPS nos ônibus, que garante maior fiscalização e controle do tempo de duração das viagens e dos itinerários.
LICITAÇÃO
Edivaldo destacou também a realização da licitação do transporte público de São Luís como outra importante iniciativa da sua gestão para reestruturar o sistema na capital. "Já encaminhamos à Câmara Municipal o Projeto de Lei para fazermos a licitação do transporte público e, assim que a Câmara autorizar a realização do certame, daremos início às etapas seguintes com audiências públicas e posterior lançamento de edital licitatório. São ações que, conjugadas, vão proporcionar um avanço gigantesco na qualidade do transporte público da nossa cidade e beneficiar milhares de pessoas que utilizam diariamente o sistema na capital", frisou Edivaldo.
No ato, o prefeito assinou o decreto nº 47.651, que altera o anexo único do decreto 30.708 de 5 de julho de 2007, que dispõe sobre o regulamento operacional do Sistema de Bilhetagem Automática do Serviço de Transporte Público Coletivo Urbano de São Luís.
BILHETE ÚNICO
O Bilhete Único é um investimento previsto no Plano de Governo do prefeito Edivaldo, que vai permitir que o usuário do transporte urbano integrado da capital utilize quantos transportes forem necessários para chegar ao seu destino, pagando uma única passagem, em um tempo total de 1h30min após o embarque (para linhas troncais e circulares).
Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, o benefício direto desta iniciativa é o ganho de tempo que o usuário terá entre o ponto inicial e seu destino, além de evitar o contingenciamento de pessoas no aguardo de transporte nos terminais de integração da cidade.
"Esse é um momento histórico para o sistema de transporte público da capital e para os cidadãos que anseiam por melhorias na área. Desde o início, o prefeito Edivaldo determinou que nós nos voltássemos para o planejamento dessa ação, e isso foi feito com muito afinco para darmos hoje a resposta que a população esperava. Reestruturar um sistema de transporte público não se faz do dia para a noite. Mas trabalhamos diuturnamente para a efetivação desse projeto, fizemos as adaptações necessárias, implantamos outras ações paralelas, e agora apresentamos mais um serviço do setor que vai propiciar à população maior qualidade principalmente com relação ao ganho de tempo em seus deslocamentos", afirmou Canindé Barros.
O serviço já instalado e consolidado em outras capitais do Brasil chega a São Luís como oferta de um 'Terminal Móvel'. O sistema de transporte urbano passou por uma ampla modernização tecnológica, com a atualização de softwares dos validadores, para a instalação do sistema de Bilhete Único nos veículos que integram o serviço.
A utilização do Bilhete Único se dá de forma simples. Basta que o passageiro passe o cartão de transporte no validador de passagens, na catraca eletrônica do coletivo, efetuando o pagamento da tarifa normalmente. Depois, caso queira, poderá pegar outro ônibus, em qualquer parada, sem passar pelo terminal de integração, desde que não mude o sentido. Isso tudo durante 1h30min. A integração poderá ser feita em qualquer ônibus urbano integrado e em qualquer local. No entanto, se o usuário optar por pagar a passagem com dinheiro, o procedimento será fazer a integração nos terminais existentes. Todos os modelos de cartões do transporte municipal (estudante e vale-transporte comum) permitem fazer a integração utilizando o benefício do Bilhete Único.
ESTAÇÕES
Em paralelo, serão construídas 325 estações nas vias estruturantes de São Luís, além dos 10 abrigos que já foram implantados. Essa medida vai assegurar ainda mais comodidade aos usuários do transporte coletivo da capital.
Presente à solenidade de lançamento do Bilhete Único, o secretário estadual de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, que no ato representou o governador Flávio Dino, enalteceu a iniciativa da Prefeitura de São Luís em proporcionar melhorias ao transporte público da capital que, segundo ele, sempre foi um anseio muito grande da população.
                                    
"É uma manhã memorável. Eu, que participei pessoalmente do projeto de gestão do prefeito Edivaldo, sinto-me muito feliz em ver mais esse compromisso de gestão assumido com a população sendo concretizado. Trago aqui as felicitações do governador Flávio Dino ao prefeito Edivaldo pela realização dessa política pública importante, que vai beneficiar milhares de cidadãos. Em parceria, o governo do Estado e a Prefeitura de São Luís já têm em andamento outras ações importantes que também vão contribuir para a melhoria do trânsito na capital, e a somatória de todas essas ações vai contribuir para melhorar sobremaneira a qualidade de vida da população", disse Márcio Jerry.
Representantes da classe estudantil também marcaram presença ao evento de lançamento do Bilhete Único e posicionaram de forma positiva à implantação do sistema. "A classe estudantil terá um ganho muito grande com a iniciativa, principalmente no que se refere ao custo-benefício de valor e de tempo percorrido. Vamos enfrentar menos filas nos pontos de ônibus porque teremos mais opções de parada para pegarmos os coletivos", ponderou a presidente da Central Estudantil, Denise Duarte.
Participaram também da cerimônia de lançamento do Bilhete Único, os vereadores Josué Pinheiro, Ivaldo Rodrigues, Isaías Pereirinha, José Joaquim, Pavão Filho, Gutemberg Araújo, Pedro Lucas, Edmilson Jansen, Heron Simões, Edimar Cutrim, Nato Sena, Basileu Barros, além dos secretários municipais, Lula Fylho (Governo), Batista Matos (Comunicação), Helena Duailibe (Saúde), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Andreia Lauande (Criança e Assitência Social); Raimundo Rodrigues (Fazenda); Aldo Rogério (Semapa); Diogo Lima (Urbanismo e Habitação) Júlio França (Desportos e Lazer); Olyímpio Araújo (Orçamento Participativo); Mittyz Rodrigues (Administração); Délcio Rodrigues (Corregedoria Geral do Município); Marlon Botão (Fundação Municipal de Cultura), entre outras autoridades municipais.
MAIS INVESTIMENTOS
                                 
O sistema Bilhete Único soma-se a outras iniciativas da Prefeitura de São Luís para a melhoria da mobilidade urbana na capital, entre essas a renovação de cerca de 40% da frota de transporte coletivo (urbano e rural); a realização de intervenções geométricas para redução de pontos de congestionamentos no trânsito; implantação do sistema Recarga Embarcada nos ônibus; aquisição de viaturas para as ações de fiscalização e disciplinamento do trânsito; implantação de 14 vias Interbairros; e a requalificação asfáltica da malha viária - com meta de alcançar aproximadamente 300 quilômetros até o final do ano.
O Sistema de Transporte Urbano de São Luís é composto por uma frota de 985 ônibus que, por mês, beneficia um público de 760 mil usuários, totalizando 17 milhões de passagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz