terça-feira, 6 de outubro de 2015

Deputada Ana do Gás participa de reunião com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal


A deputada estadual Ana do Gás (PRB) participou na manhã desta terça-feira, 6, de uma reunião de planejamento para um grande encontro que discutirá ações na área de educação ambiental. O evento, que deve acontecer no mês de novembro,  reunirá vereadores de 102 municípios maranhenses que fazem parte da Amazônia Legal, além de gestores estaduais,  deputados, Ministério Público e sociedade civil organizada. 

Nesse primeiro encontro participaram da reunião, além da parlamentar, a representante local do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Nira Fialho, o sub-secretário de Articulação Política, Danilo Moreira; a representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente,  Rosângela Penha; a secretária -adjunta de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), Edna Rodrigues e demais assessores da secretaria. "A preservação do meio ambiente de uma forma geral é pauta mundial e como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa levei o assunto para ser debatido com os demais colegas e já estamos avançado com a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba,  as discussões em torno dos resíduos sólidos e agora vamos tratar sobre a Amazônia maranhense ", garantiu a deputada. 

De acordo com Nira Fialho, os municípios maranhenses precisam de capacitação para poderem legislar sobre o assunto. Dos 530 municípios de toda a Amazônia,  102 são maranhenses.  "Este encontro visa chamar a atenção dos vereadores, que legislam nesses municípios para que possam estabelecer essa pareceria com o IBAM e assim se capacitarem na área ambiental e assim estarem aptos à captação de recursos para a implantação de projetos", justificou Nira.

Ana do Gás garantiu apoio da Assembleia Legislativa no sentido de colaborar com a mobilização para a realização de audiências de conscientização.  "Já estamos com um calendário de audiências públicas pelo estado para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba e vamos aproveitar esse canal com os municípios para convocar os gestores locais da necessidade dessa capacitação como forma de arrecadar recursos que viabilizem projetos de proteção ambiental e também de sustentabilidade econômica para esses municípios", defendeu a republicana. 

 O IBAM é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1º de outubro de 1952, com sede no Rio de Janeiro. Sua fundação recebeu o apoio das associações municipais e dos movimentos relacionados ao municipalismo brasileiro.

O instituto atua tanto no Brasil como no exterior, com forte presença na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa.

A missão do IBAM é promover – com base na ética, transparência e independência partidária – o desenvolvimento institucional do município como esfera autônoma de Governo, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento local, objetivando uma sociedade democrática e a valorização da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz