sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Deputada participa de seminário sobre a expansão do gás natural no Maranhão


A deputada estadual Ana do Gás participou na tarde da última quinta - feira (27), no Hotel Pestana, do Seminário "Gás  Natural,  a Nova Fronteira Energética do Maranhão ", realizado pela Companhia Maranhense de Gás  (Gasmar). 

O evento reuniu investidores nacionais que foram apresentados às potencialidades do Estado na produção de energia e gás natural e que tornam o Maranhão mais competitivo para participar da 13a Rodada de Licitações que será promovida no próximo dia 7 de outubro pela Agência Nacional de Petróleo  (ANP). "Estou muito feliz com as ações promovidas pelo Governo do Estado e de estar nessa parceria que irá impulsionar o desenvolvimento da minha região, da região do Médio Mearim com a exploração de gás natural", disse a parlamentar se referindo aos municípios de Lima Campos, Capinzal do Norte, Brejo de Areia, Jenipapo dos Vieiras, Lago Verde, Olho d'Água das Cunhãs, Pio XII, Lagoa Grande do Maranhão, Santa Inês, Satubinha, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Esperantinópolis, Joselândia, São José dos Basílios, Santa Filomena do Maranhão, Presidente Dutra, Tuntum, Lago da Pedra, Lago do Junco, São Luís Gonzaga, Lago dos Rodrigues, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras e Santo Antônio dos Lopes. 

Todos os municípios ficam na Bacia do Parnaíba, que é  atualmente a quinta maior produtora de gás natural do Brasil, contribuindo com uma produção diária de aproximadamente 4,7 milhões de m³/dia, representando cerca de 5% da produção nacional.

Na etapa de licitação que acontece em outubro, 39 empresas estarão concorrendo para se instalar em território maranhense.

Para a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, a declaração de comercialidade da Bacia Terrestre do Parnaíba, autorizada pelo governador Flávio Dino ainda no mês de março, foi fundamental para o desenvolvimento desse cenário positivo. 

Participaram do evento o governador Flávio Dino, o vice Carlos Brandão, o deputado federal José Reinaldo Tavares, secretários de estado, representantes da Parnaíba Gás Natural,  Alcoa, Porto do Itaqui e Federação das Indústrias do Maranhão.

Ana do Gás frisou a necessidade de se explorar os recursos naturais sem perder de vista o lado social. "É preciso dinamizar sim o setor de energia, mas precisamos transformar essa riqueza em um aliado na redução das desigualdades sociais", destacou a deputada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz