quarta-feira, 15 de julho de 2015

Prefeito Zito participa da abertura da 8ª Conferencia Municipal de Saúde de Codó



Começou nesta segunda-feira (13) a 8ª Conferencia Municipal de Saúde de Codó. Com o tema: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro, o evento irá acontecer entre os dias 13 e 15 de julho e tem por objetivo elaborar o planejamento e ações para os próximos anos. Na solenidade de abertura estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, o Prefeito de Codó, Zito Rolim, secretários de governo, representante do poder legislativos, coordenadores da saúde municipal, entre outras autoridades.

A mesa de hora foi composta pelo Prefeito Zito Rolim, o Secretário de Saúde, Ricardo Torres, a gestora da Escola Estevam Ângelo, Maria Alves, o representante do poder legislativo e presidente da comissão de saúde da câmara, vereador Pastor Max Tony, o representante da Secretaria de Estado da Saúde, Ribamar oliveira, o gestor da Saúde de Codó, Professor Gildásio Moura, o Coordenador da Conferência Eliel lima, e a Coordenadora Ana Selma.

Em suas palavras iniciais o prefeito Zito Rolim declarou aberta a 8ª Conferencia Municipal de Saúde de Codó. “Quero cumprimentar toda a mesa, em nome de todos os presentes. Pra nós é motivo de muita satisfação, pois entendemos que fica claro a preocupação e o desejo de todos os senhores em fazer a cada dia uma saúde melhor para todos os cidadãos. Sabemos que, apesar das dificuldades, a saúde tem avançado, mas ainda temos muito a fazer. Temos procurado aplicar de forma adequada todos os recursos, e unidos com o governo do Estado e Federal iremos continuar trabalhando para levar o melhor atendimento, principalmente aos que mais precisam. E nesta oportunidade declaro aberta a 8ª Conferencia Municipal de Saúde de Codó”.

Após a execução dos hinos nacional e do município de Codó, ao som da banda Euterpe, os convidados assistiram a um vídeo que mostrou toda a estrutura da saúde no município de na Regional de Codó, que inclui os municípios de Coroatá, Timbiras, Peritoró, Alto Alegre e São Mateus. Na produção é mostrado a estrutura da saúde na regional, bem como o número de leitos a disposição para a instalação de um curso de graduação em Medicina na cidade de Codó

Na ocasião também foi feita a leitura do Regimento Interno e da Programação da Conferência, e logo após, formada uma mesa redonda para Avaliação da Situação da saúde de Codó e discutir sobre a assistência, o financiamento, avanços e desafios técnicos. O público era formado em sua maioria por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agente de saúde, atendentes, auxiliar de enfermagem, gestores de unidades de saúde, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

O Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, fez uma singela homenagem ao representante do Ministério da Saúde, Professor Gildásio Moura e falou sobre as conquistas já alcançadas e as perspectivas pela saúde de Codó. “O professor Gildásio é um profissional que dedica a vida a um Sistema que serve a todos dos precisam. o Sistema Único Saúde, que é gratuito e universal. Muito Obrigado. Os melhores projetos para a saúde pública no Brasil nasceram das conferencias municipais. Isso reforça a máxima que diz que ninguém mora no estado ou na união, todos moramos em municípios. Portanto, é na conferencia municipal que temos a oportunidade de estarmos próximo às pessoas e saber o que é preciso ser feito. É aqui que surgem as ideias capazes de proporcionar grandes mudanças para a saúde”, disse o secretário.
Programação


Para os dias 14 e 15 estão previsto na programação mesas de debates com os conferencistas: Gildásio Santos Moura – Área de Articulação Institucional/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/com os temas Direito a Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Keoma Celestino Dourado – Defensor Público DPE Maranhão/com o tema Participação e Controle Social; Domingos Santos – Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Maranhão (COSEMS-MA)/Gestão do SUS e Modelos de Atençao a Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz