Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Prefeito de Vitória (ES) falará sobre redução da violência em evento do PPS-MA neste sábado


O prefeito de Vitória (ES), Luciano Rezende (PPS), será o palestrante no 1º Ciclo de Debates sobre Desafios das Grandes Cidades Brasileiras promovido pelo PPS-MA. O evento será realizado neste sábado (25) às 9 horas na Assembleia Legislativa do Maranhão, localizada em São Luís-MA.

Luciano Rezende proferirá palestra sobre a “Assistência Social na Redução da Violência”. Estratégia adotada por ele em Vitória, capital do Espírito Santo (Região Sudeste), desde o início de sua gestão à frente da Prefeitura, em 2013.

A cidade de Vitória, que tem 330 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou no mês passado a menor taxa de homicídios em 15 anos. Foram apenas dois assassinatos. E todas as ocorrências estão em queda.

Entre as ações do prefeito Luciano para reduzir a violência na cidade está a implantação da Nova Guarda Municipal 24 Horas, que passou a trabalhar em conjunto com as polícias Militar e Civil.
 “Estamos ampliando também a cobertura do sistema de videomonitoramento na cidade, incluindo mais 100 novas câmeras compradas pela arrecadação dos estacionamentos rotativos por parquímetros”, informou o prefeito Luciano.

Programas
Além disso, Luciano implantou o programa "Onde Anda Você?", que acolhe e encaminha para tratamento moradores em situação de rua. Quando assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2013, Luciano encontrou na cidade 732 pessoas em situação de rua, usuários e não usuários de drogas, em cerca de 180 pontos de aglomeração. Com o programa de acolhimento, após dois anos e meio, esse número reduziu quase 90%.
“Acolhimento, tratamento, aluguel social, reinserção familiar, retorno a cidade de origem são algumas ações que foram realizadas para essa redução das pessoas em situação de rua. Atualmente temos cerca de 100 pessoas que permanecem nas ruas, em seis a nove pontos de aglomeração. E grande parte não é moradora de rua, são pessoas que ficam consumindo drogas”, destacou o prefeito.

Vitória também adotou em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) o programa chamado “Botão do Pânico”, um equipamento entregue às mulheres vítimas de violência doméstica e que estão sob medida protetiva da Justiça.
“Nos casos em que as vítimas acionaram o botão os agentes da Patrulha Maria da Penha, da nossa Guarda Municipal, chegaram ao local em menos de cinco minutos e evitaram o crime prendendo o agressor”, disse Luciano. 
Ocupação

Outro trabalho social que contribuiu com a redução da violência na capital foi o programa “Esporte Noturno”, com o Circuito de Praças e Parques Culturais, uma iniciativa que visa ocupar com as famílias os espaços como parques, praias e praças da cidade com todos fazendo atividades culturais e esportivas à noite, o que tem lotado as quadras de lazer dos bairros.

As praças e os parques estavam deterioradas, escuros, sem vida e agora estão bem iluminados, limpos, com árvores podadas. Esses locais, antes abandonados, já estão cheios de gente, com mais de duas mil pessoas fazendo esportes à noite, como aulas de zumba e ginástica aeróbica”, disse ele.

A Rua de Lazer, que funcionava aos domingos em apenas uma parte da Praia de Camburi, foi ampliada e passou a acontecer em toda a extensão da praia, na orla do Centro da cidade e em São Pedro.
“Fizemos ainda o Viradão Cultural, que foi um sucesso e as ciclovias, que trouxeram humanização e maior mobilidade urbana. Enfim! Uma cidade mais organizada, mais segura e mais humana, como nos comprometemos”, lembrou Luciano.

Agenda
Ainda no dia 25, logo depois da palestra, o prefeito Luciano almoça com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões, sede do governo estadual, que fica na Praça Dom Pedro II, no Centro da capital. Depois disso, ele segue para uma visita ao Centro Histórico de São Luís para conhecer de perto o projeto Reviver, que visa resgatar a história da cidade.

No dia 26, Luciano participará de uma roda de conversa com lideranças do PPS maranhense, no Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, pela manhã. O tema da conversa é política nacional e análise de conjuntura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz