Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2015

Valéria Macedo apresenta Regional de Saúde de Porto Franco a secretário


O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, a convite da deputada estadual Valéria Macedo (PDT), visitou na ultima sexta feira (1º), a Regional de Saúde de Porto Franco, a fim de conhecer as condições de Saúde Pública da cidade e o atendimento do Hospital e Maternidade Regional Aderson Marinho e Samu 24 horas dos municípios de Porto Franco, Campestre do Maranhão, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes, com uma cobertura de cerca 105 mil habitantes, incluído Estreito no atendimento do Samu.

A Regional de Porto Franco é porta de entrada de Urgência e Emergência da Região e da Rede Cegonha. Tem 47 leitos em pleno funcionamento, laboratório 24 horas, raios-X 24 horas, sala de gesso e imobilização 24 horas, mamografia, anestesia e ginecologia e obstetrícia 24 horas, além de clínica médica, ultrassonografia, ambulatórios especializados de cardiologia, ortopedia, neurologia, mastologia, ginecologia, pediatria, urologia, cirurgia geral, dentre outros.

O prefeito em parceria com a deputada Valéria Macedo está concluindo um anexo com mais 37 leitos de internação. E em parceria com o estado no Programa Topama uma ampliação de urgência e emergência com mais cinco leitos de observação e sala de estabilização de urgência e emergência, o que totalizará 89 leitos em todo o sistema.

Além disso, o município conta com os serviços do Samu 24 horas, com UTI móvel, com quadro de servidores efetivos concursados em carreira em plano de cargo e salários e é um dos mais bem sucedidos sistemas públicos de saúde do Estado, mas que necessita de investimento do governo, a qual não recebe desde 2009.

Além da parlamentar, o secretário Marco Pacheco foi recebido pelo prefeito Aderson Marinho, pelo ex-prefeito Deoclides Macedo; pela secretária municipal de saúde, Vânia Marinho; pelo secretário executivo Edivan Miranda;  pelo diretor geral do Hospital, Renato Rocha; pelo secretário de financia, Waner Marinho; pelo chefe de gabinete Jeferson Milhomem; pelo procurador municipal Fávero; pelo vereador Edidácio, vereadora Ana Léia, vereador Neto; dentre várias outras autoridades.

A parlamentar explicou que a ampliação e qualidade no atendimento depende do aumento da contrapartida estadual, mas inicialmente a devolução por parte do Estado, dos repasses retirados ainda no governo anterior, e disse, ainda, esperar a sensibilidade do secretário de Saúde e do governador Flávio Dino em reconhecer a importância dessa estrutura de saúde não só para Porto Franco, mas para toda a região.

Em seguida, toda a equipe visitou a Unidades de Saúde da Vila Lobão, Centro, Vila São Francisco, Samu, entre outras.

A Deputada informou ao secretário que cerca de 80% dos servidores do setor de saúde são concursados e, por isso mesmo, defende para a realização de um grande concurso público para a saúde do estado. “O nosso sistema é preponderantemente público”, disse.

O secretário de Saúde, Marcos Pacheco, ficou muito impressionado com a estrutura da Regional de Porto Franco, ficou satisfeito e reconheceu a necessidade de investimentos por parte do governo do Estado.

Valéria disse que confia no governador Flávio Dino (PC do B) e continua convencida de o que melhor se pode fazer em matéria de saúde “é revitalizar os sistemas com capacidade efetiva de prestar serviços e voltar os investimentos para a saúde pública do estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz