Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Crianças da rede municipal se divertem e aprendem com atividades alusivas à Páscoa


A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto da Paisagem Urbana (Impur), realizou na manhã desta quarta-feira (1º), diversas atividades em alusão à semana da Páscoa. A ação, realizada no Parque do Bom Menino, contou com a participação de crianças da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro. Além de diversão com atividades recreativas, cada criança foi presenteada com uma lembrancinha do Impur, confeccionada a partir de material reciclado e com chocolates.

Elas receberam também atenção especial, com aplicação de flúor e atendimento ortodôntico, realizado pelos profissionais do Programa Saúde na Escola, das Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed). O evento marcado por brincadeiras, contação de histórias e atividades esportivas, proporcionou ainda a estudantes de 2 a 5 anos um divertido passeio ecológico e visita a exposição permanente de material reaproveitável.

As atividades tiveram como objetivo orientar os estudantes sobre a importância da preservação e utilização dos espaços verdes urbanos, conscientizando desde cedo as crianças sobre a importância da preservação ambiental, além de fomentar o interesse em conhecer os espaços verdes na cidade. A ação possibilitou a saída dos alunos do ambiente fechado das salas de aula e descoberta das riquezas naturais de um parque ecológico.

O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, disse que o objetivo da ação é chamar a atenção da população para o espaço e visitação. "A Prefeitura vai intensificar ainda mais a oferta de serviços não apenas dentro do Bom Menino como também dos demais equipamentos verdes que a cidade possui, sempre com o intuito de estimular a população para visita, conservação e prática esportiva", detalhou.

As crianças se divertiram em muitas opções de recreação coordenadas pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), tais como amarelinha, brincadeiras de roda, pula corda e jogos de basquete e voleibol.
LEITURA

O incentivo à leitura, uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo, foi brindado com as atividades do Projeto Carro Biblioteca que transporta conhecimento e cultura aos alunos da rede municipal de ensino, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos tiveram a oportunidade de apreciar obras literárias e ainda puderam participar de atividades como desenho, pintura, jogos, brincadeiras e rodas de contação de histórias.

A coordenadora do projeto, Sinara Lima, enfatizou que a proposta do Carro Biblioteca é garantir o acesso ao universo literário, por meio do caráter itinerante do projeto. "Nosso objetivo é levar a leitura aos alunos da rede municipal, além de contribuir para a formação de leitores efetivos na capital maranhense. Para isso, dispomos de um acervo de 1.200 visando estimular a criatividade e o aprendizado das crianças por meio deste projeto itinerante!", contou.
DIVERSÃO

Manuela Letícia Azevedo, de 4 anos, gostou muito das atividades realizadas no parque. "Eu gostei muito de brincar com meus amigos aqui no parque e quero voltar para conhecer mais", disse ela. Antonio Carlos, também de 4 anos, compartilha da opinião de Manuela e afirmou ainda que é muito mais divertido aprender brincando.

A dona de casa Raimunda Tereza levou o filho de apenas seis anos para participar das atividades, porque além de participar dos atendimentos gratuitos, a mãe acredita que é importante o contato desde cedo com o verde. "Ele gosta bastante de vir ao parque e, aliando isso à oferta de atendimento odontológico e brincadeiras, aí é que ele não quer mais sair daqui", brincou a dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz