Páginas

sábado, 7 de março de 2015

Lava Jato: Deputada vai pedir convocação de todos os 49 que são alvo de inquérito



A deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) anunciou neste sábado que ingressará na manhã de segunda-feira na CPI da Petrobras com requerimentos para ouvir os 47 políticos e os dois operadores que são alvo dos novos inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o núcleo político do petrolão. Além disso, ela defende o imediato afastamento da comissão dos deputados Lázaro Botelho (PP-TO) e Sandes Júnior (PP-GO), já que eles integram a lista dos investigados da Operação Lava Jato.
“Essa lista divulgada pelo STF é fruto de uma investigação séria do Ministério Público Federal e tem como base os depoimentos das delações premiadas dos principais operadores do esquema. Esse material nos dá todo um embasamento para que a CPI cumpra sua missão de investigar todo esse escândalo”, afirmou a parlamentar.
A deputada afirmou ainda que outra missão da CPI será rastrear o caminho do dinheiro desviado da Petrobras por meio de pagamentos de propina para partidos, políticos e campanhas eleitorais. Nas delações premiadas, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef afirmaram que parte dos recursos do petrolão abasteceu campanhas do PT, PP e PMDB. Chegaram a apontar, inclusive, que a campanha de 2010 da presidente Dilma Rousseff recebeu R$ 2 milhões.
Eliziane disse ainda que a CPI não é um espaço de julgamento, mas sim de apuração de denúncias. “O julgamento político será feito posteriormente pela Câmara e pelo Senado, assim como o julgamento criminal cabe a Justiça. Vamos chamar os investigados para que eles tenham chance de prestar esclarecimentos perante o Congresso e a sociedade”, explicou a integrante da CPI. Propina para campanhas
“Vamos apurar tudo isso, seja qual for o partido. Já apresentei, por exemplo, requerimentos para ouvir o ex-ministro Antonio Palocci e o tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Agora, com a lista, estou pedindo convocações de citados do PP, PMDB, PSDB, SD e PTB”, ressalta Eliziane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz