Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Prefeitura e Estado celebram parceria na área de segurança pública


A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado vão atuar em conjunto com o objetivo de combater a criminalidade na capital. Os detalhes da parceria foram discutidos na manhã desta terça-feira (10), em reunião realizada entre o prefeito Edivaldo e o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, no Palácio Lá Ravardiere. A reunião contou ainda com a presença dos secretários municipais de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, Informação e Tecnologia, Tati Lima e de Comunicação, Batista Matos. 
O prefeito Edivaldo destacou que a medida visa estender a outros locais da cidade, considerando que o trabalho que já vem sendo executado conjuntamente entre o Município e o Governo do Estado em áreas como no Centro Histórico, desde o início de janeiro último, quando foi reforçado o policiamento com o aumento do efetivo de mais 50 guardas municipais, atuando em viaturas, motos e em micro-ônibus, além de videomonitoramento de toda a área. No setor também será instalado um posto fixo da Polícia Militar, na Praça Nauro Machado, que atuará como um Centro Integrado com as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. As guarnições ficarão à disposição da população 24h no local.
“Os resultados já são bastante significativos e os avanços na segurança nos locais onde implementamos as primeiras ações de combate à criminalidade, na área da Praia Grande, já podem ser sentidos. O  Centro Histórico, hoje, vive uma nova realidade, com ações de limpeza, segurança e iluminação pública”, destacou Edivaldo.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, a meta agora é levar este trabalho também para outros bairros da capital, intensificando as ações nos arredores de escolas, praças e outros locais de grande circulação popular. Portela informa ainda que a parceria não visa somente ao trabalho de policiamento propriamente dito. “Além da ação policial, vamos desenvolver ações para identificar e informar o Município, por exemplo, sobre as áreas mal iluminadas, os locais de concentração de usuários de drogas e outras informações necessárias que possibilitem as ações integradas de outros órgãos municipais e estaduais, como os de Saúde e de Assistência Social, por exemplo”, enfatizou Portela.
O secretário informou ainda que será realizado, a partir de informações repassadas em reuniões agendadas com comerciantes e moradores, um mapeamento dos locais mais reclamados pela população, no que diz respeito à incidência de criminalidades e de maior fragilidade do atendimento de segurança pública, para desenvolver um policiamento mais ostensivo e corretivo nessas áreas da capital maranhense.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
 O Projeto de Modernização e Expansão da Iluminação Pública de São Luís já está sendo tem intensificado de forma prioritária pela Prefeitura, uma vez que está comprovada a efetiva correlação entre a falta de iluminação e a criminalidade. Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens e oportuniza um melhor aproveitamento das áreas de lazer.
 O projeto de modernização da iluminação pública de São Luís contempla todas as 12 regionais da capital: Bacanga, BR- 135, Calhau, Centro, Cidade Operária, Cohatrac, Coroadinho, João de Deus, Olho D'água, Santa Cruz, São Cristovão e São Francisco; que contabilizam mais de 300 bairros, vários deles já beneficiados com os serviços que estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
 Segundo o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, a junção das forças de segurança pública do Estado aliadas ao trabalho da Guarda Municipal vão reforçar sobremaneira o trabalho de combate à criminalidade na capital. “Nosso objetivo é garantir aos moradores e visitantes um ambiente mais seguro”, frisou Galdino.
 Outra ação que será desenvolvida conjuntamente diz respeito à defesa e o combate à violência contra a mulher, integrando as ações das secretarias da Mulher do Município e do Estado, aliadas às forças de segurança pública. “Vamos estender ao município de São Luís os projetos federais contra a violência de gênero, que são intermediados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública”, garantiu Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz