Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Gil Cutrim viabiliza parceria na Educação com Governo do Maranhão


O prefeito Gil Cutrim e a secretária estadual Àurea Prazeres realizaram, nesta quinta-feira (05), reunião de trabalho na qual foram discutidos ações positivas para o setor educacional do município de São José de Ribamar.
Durante o encontro, ocorrido na sede da Seduc, no Monte Castelo, Cutrim propôs a implantação de um núcleo de ensino médio em tempo integral na cidade; reforma da escola estadual CAIC do São Raimundo, localizada na sede da cidade; além da implantação de aulas de ensino médio na Escola Municipal do Parque Vitória, localizada em uma região extremamente populosa de São José de Ribamar.
As propostas do prefeito foram aprovadas pela secretária que avaliou a parceria institucional entre município e estado como proveitosa e benéfica para a população.
“São ações, propostas pelo prefeito Gil, que irão melhorar consideravelmente o ensino médio, de responsabilidade do estado, no município de Ribamar. Nosso objetivo é viabilizá-las o mais rápido possível”, afirmou Áurea Prazeres.
O núcleo de ensino médio em tempo integral de São José de Ribamar, de acordo com o que foi discutido na reunião, será implantado através da construção da primeira unidade de ensino estadual desta modalidade em um terreno localizado no bairro Moropóia, na sede do município. O terreno, inclusive, foi doado pela prefeitura ao estado no ano de 2013.
Paralelo a isso, ainda segundo o que foi definido no encontro, o governo do estado, após executar obra de reforma, também implantará no CAIC do São Raimundo a modalidade ensino médio em tempo integral.
“São José de Ribamar possui duas escolas municipais (Liceus Ribamarenses I e II) em tempo integral, oferecendo a mais de 800 alunos ensino fundamental nesta modalidade. O que queremos é ampliar a rede, implantando também no ensino médio, de responsabilidade do estado, este tipo de ensino”, disse o prefeito.
“A implantação de aulas do ensino médio na Escola Municipal do Parque Vitória, no período da noite, também será outro grande avanço, uma vez que esta região de São José de Ribamar necessita muito desta iniciativa”, completou Cutrim.
Convênios – Gil Cutrim também apresentou à secretária um levantamento sobre sete escolas estaduais (Unidade Integrada Dunches de Abranches, U.I Gov. Roseana Sarney, U.I Humberto de Campos, Unidade Escolar Professora Anita Rocha, U.E Professora Maria Elisa Almeida Silva; U.I Dr. Paulo Ramos e U.E Gomes de Sousa) que, em 2012, foram municipalizadas.
O convênio firmado entre estado e município previa, anualmente, o repasse de recursos do governo federal ao governo do estado e, por último, ao governo municipal para operação e manutenção das escolas. No entanto, em 2012 e 2013, o repasse não foi efetuado em sua totalidade.
Àurea Prazeres se comprometeu em verificar e trabalhar para resolver a situação. Os recursos ainda não repassados (cerca de R$ 1 milhão) serão utilizados para execução de obras de construção e reforma de unidades municipais de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz