Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Prefeitura e Estado discutem parceria na área do Trabalho e Economia Solidária


O prefeito Edivaldo iniciou nesta sexta-feira (16) as tratativas para celebrar nova parceria com Governo do Estado, dessa vez para fomentar a área do Trabalho e Economia Solidária em São Luís. Para delinear a parceria, o prefeito recebeu para uma reunião em seu gabinete, o secretário estadual do Trabalho, Julião Amin, e sua equipe técnica, que apresentou um esboço das ações a serem desenvolvidas conjuntamente na área.
"Estamos muito estimulados com todas as possibilidades de parceria, nesse esforço colaborativo em favor da capital e do cidadão ludovicense. Iniciamos hoje aqui as conversações para desenvolvermos políticas públicas voltadas à área do trabalho. E já a partir da próxima semana, teremos nova reunião para delinearmos melhor essas ações para que possamos apresentar à população mais uma gama de serviços realizados conjuntamente", disse Edivaldo.
Uma das ações previstas na nova parceria é a descentralização dos serviços oferecidos pelo Estado na área do Trabalho, na capital, com o objetivo de levar as ações do Sistema Nacional de Empregos (Sine) até as comunidades. Assim, será possível aproximar ainda mais o trabalhador dos serviços disponibilizados pelo órgão, tanto no processo de intermediação de mão de obra, como recebimento de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho quanto nas demais políticas públicas oferecidas pelo Estado.
Entre as possibilidades discutidas na reunião está a possibilidade de implantar postos do Sine nos bairros e em pontos de grande circulação de trabalhadores, como nos terminais de integração, por exemplo. A proposta é facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços de intermediação de mão de obra e também proporcionar qualidade ao cidadão.
A parceria prevê ainda ações de fomento à economia solidária no Município, para estimular e incrementar esses empreendimentos através da pareceria. São projetos específicos para favorecer a economia solidária por meio de cooperativas, como de catadores, artesãos, agricultores familiares, entre outros grupos econômicos solidários da capital.
O secretário estadual do Trabalho, Julião Amin, explicou que o Governo do Estado vai entrar com o treinamento de pessoal, atendimento e equipamentos utilizados nesse processo e à Prefeitura caberá a concessão de espaços físicos e pessoal para integrar a força de trabalho que será empenhada na concretização dos serviços. Para o secretário estadual, a parceria vai estreitar ainda mais a relação entre a Prefeitura e o Governo nessa área do trabalho, de forma que possam estender e levar as políticas de trabalho às comunidades mais vulneráveis da capital.
"A reunião foi muito produtiva e mostra o compromisso e a preocupação do prefeito Edivaldo com o cidadão ludovicense. Com certeza vamos fazer uma grande parceria com a Prefeitura, porque o que pretendemos é facilitar a vida do trabalhador ludovicense. Ao invés de se deslocarem até o posto central do o Sine, nós é que levaremos aos bairros os serviços e as ações que disponibilizamos na área, pois sabemos que muitas dessas pessoas não disponibilizam de recursos suficientes para fazer esse deslocamento", explicou Julião Amin.
Presente à reunião, a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande, disse que ação deve favorecer cada vez mais os trabalhadores ludovicenses, oportunizando a estes as ações as quais têm direito.
"E a Semcas participará no sentido de potencializar essas políticas do trabalho entre os usuários do programa Bolsa família, através do Cadastro Único (CadÚnico), pois temos como responsabilidade a coordenação de ações de economia solidária e de fazer chegar a esse público os serviços na área do trabalho, emprego e renda.
Participaram também da reunião o vereador Osmar Filho (PSB) e a coordenadora estadual das agências do Sine, Isaura Moreira Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz