sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Prefeitura De Codó Promove Curso Para Enfermeiros, Médicos E Dentistas


Está sendo realizado no campus da UFMA de Codó o Curso Introdutório para Profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), destinado a enfermeiros, médicos e dentistas que trabalham na atenção básica (Postos de Saúde). O curso, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, está sendo dividido em duas semanas, entre os dias 19 a 23 e 26 a 30 de janeiro de 2015, para manter as unidades em funcionamento enquanto as equipes passam pelo treinamento.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica no município de Codó, Rosinete Machado, o curso introdutório é para facilitar o trabalho dos profissionais da Atenção Básica dentro das unidades de saúde e aprimorar conhecimentos profissionais, melhorando a qualidade de serviços.
“É a preocupação do nosso prefeito, enquanto gestor, de buscar iniciativas que melhorem as condições técnicas dos profissionais e melhore a qualidade dos serviços. Quando solicitamos esse treinamento, fomos atendidos muito bem pelo governo do estado. E Codó está sendo o primeiro município a receber esse treinamento em 2015”.DSC_0182
Temas como cuidado da gestante, diabetes, hipertensão, além dos casos mais recorrentes no atendimento das unidades básicas de saúde. Serão abordados os programas de apoio as equipes da saúde da família, como PMAQ, NASF e PSE. Outro mecanismo para aperfeiçoar o atendimento, que será mostrado no treinamento, será a implantação do e- SUS, uma plataforma que permite a informatização de dados do usuário num sistema padronizado nacionalmente.DSC_0179
A coordenadora explicou que o e-SUS é um software que alimenta o SISAB (Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica) e pretende, até julho de 2015, substituir o SIAB. Os sistemas estão em processo de transição. “A partir de Julho, com o prontuário eletrônico, teremos um cadastro mais moderno e atualizado constantemente e de forma mais eficiente”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz