Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeito Edivaldo acompanha trabalhos de melhorias no Centro Histórico


O prefeito Edivaldo acompanhou na manhã deste sábado (24) os serviços de limpeza, manutenção e conservação do Centro Histórico. O mutirão de serviços que estão sendo executados em toda a área faz parte do pacote de ações desenvolvidas em parceria com Governo do Estado, visando à revitalização do Centro Histórico, ao aumento do fluxo de visitações e, consequentemente, à promoção do turismo local.

"Mais um dia acompanhamos de perto os trabalhos porque queremos resgatar o mais breve possível esse belo espaço da nossa cidade, para dignificar o título de Patrimônio Histórico da Humanidade que temos orgulho de ter. Vivemos um novo momento na história da nossa capital e do estado, no qual Governo e Prefeitura estão de mãos dadas em favor da cidade e da população ludovicense", disse Edivaldo.

Durante a manhã, as equipes intensificaram os trabalhos de limpeza dos telhados, retirando toda a erva daninha que danifica as fachadas dos casarões; lavagem das ruas, becos e escadarias; conservação das calçadas, podas nas árvores do Largo do Comércio, entre outros serviços.

Acompanhado pelo subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique, pelo presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Luiz Carlos Borralho, e o secretário municipal de Comunicação, Batista Matos, Edivaldo também percorreu toda a área para verificar os pontos onde serão instaladas as lixeiras subterrâneas e os banheiros fixos chamados de UFAs - Unidades Facilitadoras de Alívio, uma novidade revolucionária na área do saneamento, já utilizada largamente nos grandes centros urbanos como o Rio de Janeiro, por exemplo.


O subprefeito Fábio Henrique destacou a funcionalidade das UFAs e explicou que são pequenos banheiros em aço inox interligados diretamente à rede de esgoto da cidade, tornando o local mais higiênico e ambientalmente saudável. "Todos são novos projetos que serão implementados pela Prefeitura com o intuito de revitalizar do Centro Histórico e tornar o local mais aprazível à visitação pública", disse Fábio Henrique.

Além dessa vistoria, o prefeito também visitou os pontos onde serão instalados os novos postos da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além dos locais onde serão construídos os novos banheiros públicos da Praia Grande.Também será realizado o reforço da segurança, com o aumento do efetivo policial em toda a área
Também compõem o processo de revitalização do Centro Histórico, o trabalho manutenção da iluminação pública, varrição, coleta permanente e reforço da segurança no local, por meio da realização de operações ostensivas e do aumento do efetivo policial em toda a área.
AÇÕES EMERGENCIAIS


Todas as ações emergenciais para revitalização do Centro Histórico de São Luís foram levantadas e mapeadas a partir de visitações realizadas ao local pelo prefeito Edivaldo e pelo governador Flávio Dino, quando iniciaram as tratativas para a consolidação da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.
Ainda como parte do projeto de melhoria do Centro Histórico, a Prefeitura começou a lacrar todos os casarões invadidos por usuários de crack, na área. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Maranhão (PM), em mais um trabalho realizado conjuntamente com o Governo do Estado. A ação contemplou prédios invadidos da área do Desterro, como Rua da Palma, Rua da Saúde, Rua Afonso Pena e na área da antiga fábrica de Sabão Oleama, também invadida por usuários de crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz