Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Governo e municípios partilham informações para Plano ‘Mais IDH’


O Comitê Gestor do Plano de Ação ‘Mais IDH’ apresentou, nesta terça-feira (27), o conjunto de ações para elevar os indicadores sociais das localidades contempladas com o projeto de desenvolvimento. A reunião ocorreu no Stop Way Hotel, em São Luís, onde técnicos das prefeituras de 30 municípios com menor IDH no Maranhão compartilharam informações para a construção de um conjunto de ações estruturantes.

A reunião desta terça-feira é uma continuidade ao trabalho estratégico determinado pelo governador Flávio Dino para maior eficiência das ações do ‘Mais IDH’. O diálogo com os vários setores dos municípios beneficiados pelo Plano foi reforçado na segunda-feira (26), quando o governador recebeu os prefeitos e representantes das entidades de trabalhadores rurais das 30 cidades beneficiadas.

“Nessas cidades nós iremos implementar uma série de ações práticas concretas com metas, prazos, em articulação com o poder público municipal, mas também com toda a sociedade civil, com os sindicatos, conselheiros tutelares, agentes comunitários, igrejas, visando garantir que essas ações possam alterar não apenas as estatísticas, mas, sobretudo, alterar a condição de vida do povo maranhense”, afirmou o governador Flávio Dino.

O debate sobre a execução das ações que serão desenvolvidas nos municípios também contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, que estenderá os serviços bancários aos municípios que ainda não têm acesso. Também foi debatida a oferta de recursos federais para futuros investimentos e instalação de unidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida Rural’ com construção de no mínimo 100 casas.

O superintendente da Caixa, Antônio Nairton Nunes, destacou que é uma oportunidade de mudar a qualidade de vida dos maranhenses. “Esta parceria com o governo tem como foco o cidadão que necessita de atendimentos bancários básicos e condições dignas de moradia. A Caixa apóia a política de governo que tem como pilar a melhoria dos indicadores sociais dos municípios”, explicou Nunes.

Segundo o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, a reunião serviu como um importante espaço de articulação com os gestores municipais. “O encontro serve para capturarmos informações importantes que somente os técnicos que vivenciam a situação de seu município é capaz de colaborar. Vamos produzir redes para que se possa articular melhor a relação entre as prefeituras”, afirmou Francisco Gonçalves.

Para o técnico da prefeitura do município de Pedro do Rosário, Zaqueu Serra, o debate contribui para a busca de parcerias com a sociedade civil. “O meu município apresenta baixo IDH e a reunião é uma forma de articular as ações com a comunidade para elevar o IDH de Pedro do Rosário”, afirmou.

A reunião contou com a participação dos secretários estaduais Neto Evangelista (Desenvolvimento Social), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Marcio Jerry (Articulação Política e Assuntos Federativos) e Áurea Prazeres (Educação).

Sobre o ‘Mais IDH’

As ações do Plano de Ação ‘Mais IDH’ beneficiarão os 30 municípios com menor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão, projeto que compõe o programa de governo. Os principais eixos são educação, atenção básica à saúde, melhoria do saneamento, habitação, produção agrícola, combate ao analfabetismo e à fome.

Segundo o governador Flávio Dino, a diretriz da gestão é garantir que esses municípios dêem um grande salto na qualidade de vida, pois, pela primeira vez, terão atenção direcionada pelo poder estadual. “Tendo vontade política, vamos atrás de todas as condições financeiras e institucionais para fazer acontecer”, garantiu o governador.

Municípios com menor IDH

Fernando Falcão, Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Carú, Santana do Maranhão, Arame, Belágua, Conceição do Lago-Açú, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Pedro do Rosário, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São João do Sóter, Centro Novo do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Santo Amaro do Maranhão, Araioses, Governador Newton Bello, Cajari, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão, São Francisco do Maranhão e Afonso Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz