Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Governador do MA, Flávio Dino, visita o Centro de Lançamento de Alcântara


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta quarta-feira (21/01) a visita do Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino acompanhado pelo vice-governador, secretários estaduais, assessores e outros integrantes da equipe de governo. A visita teve por objetivo apresentar a infraestrutura e projetos da unidade estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no país, instalada no município da Região Metropolitana de São Luís.
Na chegada ao CLA, o Governador Flávio Dino foi recepcionado com honras militares pelo Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do Centro. Após a solenidade, o Diretor do CLA realizou uma apresentação institucional destacando o contexto atual, o panorama histórico e a organização sistêmica das atividades espaciais no Brasil. Na apresentação também foram abordados a infraestrutura, últimos avanços e principais operações de lançamento da organização militar da FAB, localizada no Maranhão. Em seguida, a comitiva do Governador conheceu o Centro de Controle, local a partir do qual são coordenadas todas asoperações de lançamento e concentra profissionais responsáveis por estações remotas espalhadas por todo Centro. Durante a visita ao CLA, a comitiva foi até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL) conhecer os foguetes de treinamento, lançados com objetivo de manter a capacidade operacional das equipes e testar todos os meios e sistemas relacionados às campanhas de lançamentos. Também no SPL, o governador e equipe conheceram os prédios de Controle e Preparação, Depósito de Propulsores, Preparação de Propulsores, Carregamento de Propelente Líquido, Preparação de Carga Útil e o Centro de Controle Avançado (CAV), a Casamata, que abriga engenheiros e técnicos na área operacional, responsáveis pela segurança de área, preparação, montagem, transporte e integração dos veículos no lançador. A visitação no SPL foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do maior foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélite (VLS) que possui a finalidade de colocar satélites em órbita equatorial a partir do CLA. “O objetivo da visita ao CLA é garantir uma sinergia, um estreitamento para que convênios concretos possam ser extraídos para o Maranhão, como por exemplo, a constituição de um pólo tecnológico que se apóie na tecnologia aqui instalada e com isso nós possamos propiciar oportunidade de capacitação e de trabalho para a juventude do nosso estado”, concluiu o Governador do Maranhão ao término da visita desta quarta ao CLA.
Criado por meio do decreto federal nº 88.136 de 01º de março de 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE). No Centro são realizadas importantes atividades do Programa Espacial Brasileiro como o “Programa Microgravidade” quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, dentre outras. Em pouco mais de trinta anos, o CLA realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros em um total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, o CLA é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz