Páginas

domingo, 25 de janeiro de 2015

Flávio Dino debate com prefeitos ações do ‘Mais IDH’


O governador Flávio Dino participa nesta segunda-feira (26), às 15h, de reunião com os 30 prefeitos dos municípios beneficiados com o Plano de Ações ‘Mais IDH’. A reunião será realizada no Palácio dos Leões e tem como foco discutir as ações que serão realizadas para superar a extrema pobreza e as desigualdades sociais nas 30 cidades que apresentam os mais baixos indicadores de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão.
Após o encontro com os prefeitos, o governador debaterá as ações de enfrentamento à pobreza com sindicatos e lideranças de movimentos sociais desses municípios. O Plano de Ações ‘Mais IDH’ foi um dos primeiros decretos assinados pela atual gestão para garantir a melhoria de índices sociais e econômicos no estado.
Para planejar e executar as ações com eficiência e celeridade nos municípios, Flávio Dino instalou o Comitê Gestor do Plano ‘Mais IDH’, responsável pelo desenvolvimento, nessas cidades, de diversas políticas públicas direcionadas a áreas como combate ao analfabetismo, falta de estrutura nas escolas, fornecimento de água, habitação digna, geração de emprego e renda e produção na agricultura familiar.
O comitê é presidido pelo governador e formado pelas secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular, Desenvolvimento Social, Articulação Política e Assuntos Federativos, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Trabalho e Econômica Solidária, Cidades e Desenvolvimento Urbano, Igualdade Racial, além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
Ações do ‘Mais IDH’
Para conferir agilidade às ações de combate à pobreza e ao analfabetismo, o governador Flávio Dino determinou que as medidas componentes do ‘Mais IDH’ são prioritárias para a administração. “Vamos desenvolver o Maranhão e combater a pobreza que atinge grande parte da população. Vamos mostrar que é possível fazer tudo isso com um governo focado em melhorar a vida dos que mais precisam”, garantiu Flávio Dino.
O Plano Mais IDH também ampliará os mecanismos de participação popular na gestão estadual, promovendo a valorização da diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental das regiões. As ações do plano serão executadas de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre o Estado e os Municípios, levando em consideração, principalmente a participação da sociedade civil.
Recentemente, o governador Flávio Dino esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário para garantir investimentos na agricultura, com vistas ao novo projeto de desenvolvimento do Estado. O encontro faz parte do conjunto de ações do ‘Mais IDH’ para gerar emprego e renda aos agricultores maranhenses.
O governador apresentou projetos ao ministro Patrus Ananias para a reestruturação da agricultura familiar. Na ocasião, foram discutidas parcerias nos setores da assistência técnica a pequenos produtores e retomada dos assentamentos urbanos e rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz