Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Flávio Dino anuncia medidas de valorização da rede de ensino


O governador Flávio Dino assinou agora a pouco no Salão de Atos do Palácio dos Leões, uma série de medidas para a melhoria da educação básica da rede estadual do Maranhão. Acompanhado da Secretária de Estado da Educação Áurea Prazeres e de representantes do Sindicato dos Professores, Flávio Dino assinou um  pacote de medidas  imediatas para a melhoria da qualidade da educação no Estado.
As medidas tomadas por Flávio Dino preveem a  melhoria salarial e valorização dos professores de rede pública, bem como melhoria da infraestrutura da rede.
Progressão Salarial
Flávio Dino determinou o pagamento da progressão salarial dos professores da rede Estadual. O pagamento da Progressão ainda dentro do mês de janeiro era uma reivindicação antiga dos servidores. No governo anterior os docentes recebiam a progressão apenas a partir de março e dividida em parcelas
Reajuste dos professores contratados
O governador do Maranhão determinou reajuste de 15% para professores contratados que atuam na rede de ensino. O aumento deverá valer já para o mês de janeiro e beneficiará todos os docentes contratados
Piso salarial
Flávio Dino assinou medida provisória que determina reajuste de reajuste de 13,01% no piso nacional dos profissionais da educação que será integralmente  pago no mês de janeiro. Ao todo 28.577 profissionais da Educação Básica serão beneficiados.
Reforma de 93 escolas
O governo promoverá reforma emergencial e imediata de 93 escolas da rede estadual que se encontram atualmente em situação precária.  Flávio Dino determinou que além das reformas, as escolas sejam acompanhadas integralmente com a melhoria da infraestrutura da rede. A medida está dentro do Programa Escola Digna, que prevê a melhoria de toda a rede de ensino no Estado. A reforma emergencial será realizada antes do início do ano letivo.
Seletivo para contratação de novos professores
O Governo do Estado vai realizar processo seletivo emergencial para contratação imediata de mil professores ainda neste semestre.   A medida visa garantir que, o início do ano letivo nas escolas do estado, previsto para 16 de março, seja com todos os professores em sala de aula e sem déficit nas disciplinas. Flávio Dino anunciou  a realização de concurso  público ainda neste ano.
O governador destacou o compromisso com a melhoria do Serviço público e instalação de uma pedagogia transformadora e autenticamente capaz de formar plenamente os cidadãos.
Além das medidas anunciadas hoje, o governo implantará ações de democratização das escolas com a eleição direta para diretores de escola, bem como a construção de uma articulação direta e permanente entre a rede estadual e os municípios.  Para a secretária de Educação Áurea Prazeres , a melhoria dos indicadores educacionais passa pela construção de estratégias integradas entre o governo do Estado e os municípios
O Presidente do Sindicato  Júlio Pinheiro destacou a iniciativa do governo em reconhecer a importância de valorização dos profissionais da educação  e o resgate de uma dívida histórica que o governo do estado tinha com os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz