Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

Coronel Célio Roberto é o novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão

                                                             
                                                

                                                                                                                            O Coronel Célio Roberto Pinto de Araújo foi empossado como novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) pelo governador Flávio Dino, em solenidade militar, na última sexta-feira (2) no Quartel do Comando Geral (Bacanga). Na ocasião, houve ainda a promoção de 28 oficiais da Corporação.
Estiveram presentes também, o vice-governador Carlos Brandão; o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela; os secretários de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro de Sousa e de Esporte, Márcio Jardim; os deputados Raimundo Cutrim, Humberto Coutinho e Cabo Campos; o prefeito de Caxias, Léo Coutinho;  o vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto; o secretário municipal de Comunicação, Batista Matos; representantes das Forças Armadas do Poder Judiciário, policiais civis, militares, comandantes dos grupamentos da capital e do interior, oficiais e praças da corporação, pastores evangélicos  e a comunidade.
Em seu pronunciamento, o governador Flávio Dino, voltou a afirmar que a Segurança Pública terá prioridade em sua gestão. “Vamos dar todo o apoio à tropa, que outrora faltou, valorizando o trabalho de cada profissional. Sinalizo aqui a minha lealdade e o meu compromisso a Segurança. O Maranhão agora caminha na direção certa”, destacou.       
Após tomar posse, Flávio Dino, anunciou, dentro de um pacote de medidas, a convocação de mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso para compor os quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão.                                                                                                                            Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, na mesma linha do discurso do governador, disse que foi montado um plano de gestão para atender todos os anseios e as necessidades de cada instituição do Sistema de Segurança Estadual. “Montamos uma equipe competente para comandar nossas instituições pelos próximos anos. O momento agora é de cairmos em campo, sob o comando do governador Flávio Dino, para darmos cidadania plena ao povo do Maranhão”.
O coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, que antes exercia a função de subchefe do Estado Maior (EMG), substituiu o coronel João Wanderley Costa Pereira. Para o novo comandante, assumir o CBMMA é um reconhecimento pelos 27 anos de serviços dedicados à corporação. “É com orgulho que assumo o comando do Corpo de Bombeiros. Ao longo desses anos de carreira, sempre honrei os cargos os quais ocupei. Sabemos da importância do Corpo de Bombeiros Militar e vamos trabalhar conjuntamente com o governador Flávio Dino e com o secretário de Segurança, Jefferson Portela, para manter a unidade e modernizar nossa Instituição, buscando valorizar o nosso material humano, visto que uma tropa motivada resulta em um serviço de qualidade. Nosso intuito é tornar ainda mais forte a relação de confiança da nossa população com os bombeiros”, destacou o novo comandante, afirmando que, entre as metas de sua gestão, estão a implementação do programa de valorização profissional do efetivo e o aprimoramento dos serviços e projetos oferecidos pela Corporação à sociedade.

Perfil do novo comandante

Célio Roberto é natural do município de São José de Ribamar no Maranhão, tem 46 anos, casado e pai de três filhos. Ingressou na vida militar em 1988 no Curso de Formação de Sargentos no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP – PMMA). Em 1995, fez o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, sendo graduado em Gestão de Riscos Coletivos na Academia de Bombeiros do Estado do Pará. É também Bacharel em Direito pela Faculdade do Maranhão (FACAM), especialista em Defesa Social e Cidadania (Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará), em Direito Tributário, Trabalhista e Previdenciário e em Políticas Públicas, ambas no Ceará.

Entre as funções públicas que exerceu, estão as de Comandante do 3º Grupamento Bombeiros Militar (GBM) em 2002; Secretário Executivo de Defesa Civil (2007);      Comandante do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) em 2008. Foi Corregedor Adjunto da Corregedoria do Sistema de Segurança Pública SSP (2009) e Diretor de Pessoal e Finanças (2011). Em 2013, ocupou o cargo de Diretor de Apoio Logístico e atualmente respondia como Subchefe do EMG, até assumir o Comando Geral da Corporação.

Possui, em seu currículo, os cursos de Bombeiros de Aeródromo na                            Força Aérea Brasileira; de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas  no Equador; de Emergência Médica (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal); de Corpo de Voluntários de Emergência pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária; de Comandante de Incidentes, ministrado pela Guarda Costeira Americana; de Operação de Equipamentos de Salvamento e Resgate; Curso de Oficial de Comunicação na Escola de Comunicações do Exército do Rio de Janeiro; Curso de Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave e Ameaça de Bomba na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária;  Formação em Defesa Civil pela Secretaria Nacional de Defesa Civil  de Santa Catarina; de Piloto de Embarcação; Curso Operacional de Defesa Civil na Secretaria Nacional de Defesa Civil – Brasília/DF; e o Curso de Gestão Pública com Foco em Segurança Pública.

Dentre as várias condecorações ao longo de sua trajetória profissional, merecem destaque a Medalha “Simão Estácio da Silveira”, concedida em 2007 pela Câmara de Vereadores de São Luís, em virtude dos relevantes serviços à frente da Defesa Civil Estadual no atendimento às vítimas atingidas pelas enchentes do Rio Bacanga, que na época vitimou centenas de famílias dos bairros Sá Viana e Salinas do Sacavém; e as medalhas do Mérito “Alferes Morais Santos” (2008), mais alta comenda do CBMMA e a “Brigadeiro Falcão”, em 2009, maior condecoração da Polícia Militar do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz