Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Paço do Lumiar recebe kit para o aparelhamento das políticas de igualdade racial


O município de Paço do Lumiar e mais 71 cidades maranhenses receberam na manhã desta sexta-feira, 12, kit’s contendo material de informática e mobília para o incremento das políticas de promoção da Igualdade Racial. A solenidade de entrega aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Roque, com a participação da Secretária de Estado Extraordinária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, e a presença de prefeitos e secretários municipais.

O aparelhamento contemplou as prefeituras que aderiram ao projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial”, do Governo do Estado do Maranhão, que utilizaram ações efetivas de enfrentamento do racismo e superação das igualdades raciais.

O prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) recebeu o kit, juntamente com a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, e do assessor técnico, Antônio Carlos de Araújo Júnior, e afirmou o compromisso da gestão em estabelecer, pela primeira vez no município de Paço do Lumiar, políticas afirmativas de assistência às comunidades remanescentes de quilombos, e ainda, de preservação e manutenção cultura afro brasileira.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira contou que não havia registros de políticas de igualdade racial ou ações relativas no município. “Depois de um levantamento minucioso apresentou-se a necessidade de implementar e fortalecer ações, com vistas a atender a grande população negra, as comunidades de terreiros e comunidades formadas por remanescentes de quilombos , no município de Paço do Lumiar”, afirmou.

Recentemente foi instituída no município, a Comissão Provisória de Promoção da Igualdade Racial, como uma preparação para a formação do Departamento Municipal, que será responsável em desenvolver atividades de combate ao racismo e a intolerância, e afirmação dos direitos das culturas ético-raciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz