Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Assembleia condecora personalidades com título de ‘Cidadão Maranhense’


Em sessão solene, a Assembleia Legislativa homenageou, na manhã desta quinta-feira (4), o empresário Raimundo Florêncio Monteiro e o médico cirurgião Raul Cutait, com o Título de ‘Cidadão Maranhense’.

A solenidade, presidida pelo Deputado Carlinhos Florêncio (PHS), foi iniciada com discurso proferido pelo Deputado André Fufuca (PEN), que fez saudação ao empresário homenageado, representado por um de seus netos, o Vereador Raimundo Florêncio Monteiro Neto.

Em seu pronunciamento, André Fufuca destacou que o empresário Raimundo Florêncio é um bravo sertanejo, nascido no interior do Ceará, que fez e faz história no Maranhão, com sua empresa estabelecida no Município de Bacabal:

“Este bravo nordestino, bravo sertanejo, que era muito amigo de meu avô, o saudoso Francisco Dantas, é o símbolo da persistência do homem do sertão que, com imensa força de vontade, enfrentou as dificuldades da vida, tornando-se um vencedor que merece ser homenageado por esta Casa”, declarou Fufuca.

Ao agradecer a homenagem, o Vereador Raimundo Florêncio Monteiro Neto emocionou-se: “Com o coração transbordando de emoção, recebo e agradeço a maior comenda desta Casa. Esta tão honrada comenda é agora entregue a um homem simples, que na década de 50 veio desbravar as estradas do Maranhão, em meio a imensas dificuldades, na companhia de seus irmãos, os meus 10 tios”, afirmou o Vereador de Bacabal.

Ele lembrou que foi no final da década de 60, a Empresa Florêncio adquiriu seu primeiro ônibus e, desde então, passou a se consolidar no ramo do transporte coletivo na região do Mearim.

Logo em seguida, o Deputado Othelino Neto (PCdoB) ocupou a tribuna, para destacar a importância do Título de Cidadão Maranhense concedido ao médico Raul Cutait, natural de São Paulo, que já exerceu diversos cargos, destacando-se como Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ao ler o currículo do homenageado, Othelino Neto frisou que Raul Cutait é membro da Academia Nacional de Medicina, especialista em coloproctologia, gastroenterologia, cirurgia geral, endoscopia digestiva e cirurgia laparoscópica. Fundador da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (2004), membro de dezenas de entidades relacionadas às especialidades no Brasil e no exterior; autor e coautor de mais de centena de artigos científicos e de mais de uma centena de capítulos de livros no Brasil e no exterior.

“Dono de um extenso currículo, o Dr. Raul Cutait é um profissional extraordinário, que sabe exercer dignamente a Medicina, e diversos maranhenses já passaram pelas mãos dele, boa parte deles plenamente recuperados. Daí esta justa homenagem que hoje lhe presta a Assembleia Legislativa do Maranhão”, mencionou Othelino Neto.

Ao agradecer a homenagem, o médico Raul Cutait disse que o Maranhão sempre lhe acolheu muito bem: “Já sou maranhense, afetivamente, há muito tempo e agradeço de coração a homenagem feita por esta Casa”, assinalou Cutait.

No encerramento da cerimônia, o Deputado Carlinhos Florêncio  ressaltou a importância do reconhecimento feito tanto ao médico Raul Cutait quanto ao empresário Raimundo Florêncio Monteiro, seu pai.

“Em nome dos 42 membros desta Casa, devo dizer aqui do quanto ficou feliz, alegre e satisfeito por este momento de reconhecimento, celebrado por unanimidade dos nossos pares, tanto ao meu pai, Raimundo Florêncio Monteiro, quanto ao Dr. Raul Cutait”, frisou o Deputado Carlinhos Florêncio, agradecendo a presença de todos.   

A solenidade – realizada com o Plenário completamente lotado - contou também com a presença dos Desembargadores Jorge Rachid Mubarack Maluf e Jamil Gedeon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz