Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Prefeitura de São Luis adere ao Novembro Azul


A Prefeitura de São Luís iluminou de azul a fachada do Palácio de La Ravardière, sede do governo municipal. O objetivo é apoiar o Novembro Azul, campanha de conscientização quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além da sede da Prefeitura, o Memorial Maria Aragão também ganhará os tons de azul durante as noites de novembro. O Município aderiu à campanha Novembro Azul e durante este mês realizará várias ações direcionadas para a saúde do homem. O foco na saúde preventiva é incentivado pelo prefeito Edivaldo.
O superintendente de Iluminação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Pedro Lopes Filho, explica que iniciativa, tem a intenção de chamar a atenção da população masculina para o problema de saúde. “Normalmente, a cor causa curiosidade em quem vê, que acaba procurando se informar sobre a doença. É uma manifestação solidária do poder público municipal com a prevenção da doença”, informou o superintendente.
A Prefeitura já havia utilizado o recurso de iluminação colorida no último mês. Em alusão ao Outubro Rosa – campanha contra o câncer de mama –, foi possível ver a fachada do Palácio rosa nas noites de outubro. José Pedro explica que, com a tecnologia avançada, a estrutura de iluminação utilizada no último mês é aproveitada e a mudança da cor é feita de forma informatizada. “Usamos uma tecnologia pela qual não é preciso trocas as lâmpadas. Pelo computador é possível reprogramar e dar outro conceito, mudando cor e movimento”, explicou.
Já a iluminação do memorial Maria Aragão deverá ser entregue na próxima semana. O monumento, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, homenageia a médica maranhense Maria Aragão, e, estando em um ponto central da cidade, foi escolhido, simbolicamente, como mais um ponto para a alusão à campanha.
Além das ações de sensibilização, também serão realizadas atividades na área da saúde. O objetivo é incentivar o público masculino com mais de 45 anos a fazer exames preventivos e consulta com um médico urologista ao menos uma vez por ano. “Estamos trabalhando no intuito de conscientizar o público masculino sobre uma mudança de comportamento em relação à saúde, para procurarem as unidades do Município, onde serão atendidos”, informou a secretária adjunta de Ações e Serviços da Secretaria de Saúde (Semus), Silvia Viana.
Na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, as atividades começam na próxima terça-feira (11), em uma solenidade de abertura às 9h. Serão realizadas consultas com urologistas e proctologistas, aferição de pressão, glicemia, exames laboratoriais e testagem de HIV, sífilis e hepatites com resultados na hora.
Na sexta-feira (14), a Prefeitura realiza o Dia D de mobilização da campanha, a Sexta Azul, na Praça Deodoro. Simultaneamente, a Semus promoverá atividades em unidades de saúde do Município, além de palestras em mercados e feiras da capital. Entre os serviços disponibilizados estão consultas médicas em oftalmologia, endocrinologia, cardiologia, urologia e nefrologia, exames de fundo de olho, verificação de glicemia, aferição de pressão, palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis, saúde bucal e nutrição, teste rápido de HIV e vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz