Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2014

Deputado Roberto Costa cobra reativação do Hemomar de Bacabal


Preocupado com a saúde pública no município de Bacabal, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) cobrou, na sessão desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa, a reativação do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) na cidade. O parlamentar entrou com uma indicação solicitando da Secretaria de Saúde informações a respeito da falta de funcionamento da unidade.

“Nós queremos que o Secretário possa atender as nossas reivindicações, porque não é uma reivindicação do deputado Roberto Costa apenas, é uma reivindicação de toda uma população que necessita do apoio e da estrutura do Hemomar implantado na cidade de Bacabal”, disse o parlamentar.

Roberto Costa destacou que a situação é alarmante, já que no caso de uma necessidade, a população precisa recorrer a unidades distantes para conseguir bolsas de sangue. “Na hora de uma necessidade, na hora de uma cirurgia de urgência, na hora de qualquer procedimento necessário e que precise de sangue na cidade de Bacabal, a população tem que percorrer mais de 150 km para ter uma bolsa de sangue, e isso tem criado complicações, inclusive na questão de óbitos, de pacientes que necessitam desse apoio urgente e não se tem”, apontou.

O Hemomar de Bacabal, responsável pela distribuição de sangue para hospitais do município, já está desativado há quase 4 anos. Segundo Roberto Costa, além de a unidade atender os mais de 100 mil habitantes de Bacabal, a sua estrutura de saúde atende também todos os municípios da região do Médio Mearim, como São Luiz Gonzaga, Lago Verde, Bom Lugar, Vitorino Freire, Lago da Pedra, Pio XII, Satubinha.

“É uma cidade que tem uma importância muito grande na prestação de serviço para aquela toda a região, e, para a tristeza nossa, o Hemomar de Bacabal não tem funcionado. E nós já inclusive reivindicamos à governadora Roseana Sarney, para que ela possa tomar as medidas necessárias, a fim de que seja reimplantado o Hemomar em Bacabal. Nós já temos o projeto do hospital para ser reformado e ampliado, o Hospital Geral de Bacabal, agora necessitamos urgentemente que o Hemomar volte a funcionar na cidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz