Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Governo do Estado do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Grajaú inaugura o 2° maior polo Distrito Industrial Gesseiro do Brasil.


Com investimento de R$ 3,9 milhões, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), entregou ao município de Grajaú o seu Distrito Industrial. A cerimônia de inauguração ocorreu na tarde da última sexta-feira (10), na presença de lideranças políticas, empresariais e trabalhadores do município e cidades vizinhas que compareceram ao local.

O distrito é dotado de infraestrutura básica com abastecimento de água (poço artesiano, rede de distribuição e reservatório de 100m³), energia elétrica (incluindo iluminação pública e rede de força de 34,5kv) e pavimentação asfáltica.

Tem uma área total de 68 hectares dividida em 92 lotes de 5.000 m² cada. Atualmente, oito empresas já estão instaladas e mais seis deram entrada no processo de aquisição de lote industrial no local. O distrito vai atender, principalmente, à demanda de empresas no setor gesseiro.

A solenidade de inauguração teve a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; do secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney; do prefeito de Grajaú, Júnior de Sousa Otsuka, além do Presidente da Associação Comercial de Grajaú, Egon Bernardo Schreiner; do presidente do Sindicato de Extração e Beneficiamento de Calcário e Gipsita no Estado do Maranhão (Sindusgesso), Marinaldo Alexandre da Silva, entre outras autoridades e empresários.

Para o secretário de infraestrutura, Luis Fernando, o distrito será um marco divisor na história da cidade de Grajaú. "Este é um investimento decisivo para que mais indústrias cheguem a Grajaú para que se possa diversificar o parque industrial. Tenho certeza que outros investimentos virão para o município, gerando desenvolvimento, emprego e renda", afirmou Luis Fernando Silva.

O secretário Maurício Macedo destacou que a implantação dos distritos industriais no Maranhão atende a estratégia do governo em descentralizar o desenvolvimento econômico do estado. "Hoje mais da metade dos empreendimentos já encontram-se fora da capital. Esta é uma obra importante para Grajaú que oferece infraestrutura para receber empreendimentos", disse Maurício Macedo.

O prefeito de Grajaú, Júnior de Sousa Otsuka, disse sentir-se muito feliz por fazer parte desta história de Grajaú com a implantação do distrito industrial. "Este é um sonho realizado pelo Governo do Estado e Município e estão irmanados para gerar o desenvolvimento, a geração de emprego e de renda para o município", afirmou.

Polo - Grajaú é reconhecida por possuir o 2º maior polo Gesseiro do Brasil, ficando atrás apenas do polo Gesseiro da Região do Araripe, no Oeste Pernambucano. O setor gesseiro no município gera, atualmente, 1.250 empregos diretos e 6.250 indiretos.

A produção anual de gesso calcinado é de 200 mil toneladas por ano, e produz ainda 18 milhões de unidades de placas de gesso/ano. Além de produzir gesso, Grajaú também se destaca por possuir o 2º maior rebanho bovino do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz