Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Prefeitura de Codó inicia mutirão da catarata e glaucoma no HGM



A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, Hospital da Visão e o Ministério da Saúde, estará realizando entre os dias 8 e 11 de agosto, no Hospital Geral Municipal, o Mutirão de Catara e Glaucoma. Na manhã dessa quinta-feira (8), as equipes do Hospital da Visão, da Secretaria Municipal de Saúde e do HGM aguardavam os pacientes para dar início ao preenchimento do cadastro e as avaliações médicas. Após a triagem, que identifica se o paciente sofre de glaucoma ou catarata, os assistidos já aguardavam para a realização da cirurgia, no caso de catarata, ou o recebimento de medicamentos para o tratamento de glaucoma. Puderam participar do mutirão pessoas a partir de 50 anos que já tenham se submetido, ou não, à cirurgia para correção da doença.

De acordo com o assistente do Hospital da Visão de São Luis, Josias Liarte, cerca de 600 atendimentos são esperados para cada dia de mutirão. “Contamos com três médicos especialistas e uma equipe de doze pessoas do Hospital da Visão de São Luís. Pedimos que as pessoas tragam ao hospital a cópia e original da carteira de identidade e do Cartão do SUS. Esperamos ter a cada dia entre 500 e 600 atendimentos. Os pacientes farão o cadastro, irão medir a pressão do globo ocular e depois entrar em consultório para diagnosticar qual caso, se glaucoma ou catarata”. Explicou.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Paz, esteve presente no HGM e acompanhou o Mutirão da Catarata. “O trabalho do mutirão da catarata e glaucoma é extremamente importante, tendo em vista o aumento da demanda por esse tipo de atendimento a população idosa e por ser a catarata uma doença própria da terceira idade. A expectativa de vida da população idosa aumentou. Se vive mais e é preciso viver melhor, com dignidade. Quero agradecer aos meios de comunicação pelo apoio de divulgação dessa ação tão importante do governo municipal em parceria com o governo estado e o governo federal. Agradecemos a população por atender ao chamado e esperamos fazer o maior número de atendimentos possível”, destacou.


Para o Prefeito Zito Rolim, o serviço ajuda muito a parcela da população que necessita do atendimento e não teria recursos para realizá-lo. “Sempre realizamos o mutirão de catarata e glaucoma. É um programa de fundamental importância, pois realiza uma assistência em grande número de pessoas que esperam para a cirurgia ou tratamento. O cidadão enxergando bem consegue ter mobilidade e independência nas suas atividades diárias, o que significa grande ganho para a saúde da população, sobretudo os idosos. Essa ação da prefeitura de Codó, em parceria com o governo do estado e federal, oferece atendimento especializado ao cidadão, que pode ter a sua saúde visual restabelecida e, com isso, melhorar a qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz