Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dia Internacional da Mulher Negra é comemorado na Pindoba

DSC 2829 600x399
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra, a Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para as Mulheres (Semup) realizou uma grande ação social na Pindoba, na última quinta-feira (25). A comunidade está prestes a ser reconhecida como terra de quilombos, pela presença descendentes de escravos.
DSC 2864 600x399
O público que compareceu ao Clube de Mães da Pindoba e UEB. Tia Bia, assistiu a palestras sobre “A Importância da Mulher Negra”, “Lei Maria da Penha” e acompanharam a exibição de um vídeo promocional da campanha “Quem Ama Abraça”. O grupo Arte Erê, do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) manifestou através do ritmo afro e canto aos deuses africanos, o valor e a beleza da mulher negra.
A secretária da Mulher, Carla Sousa, disse que Paço do Lumiar não poderia deixar de comemorar a data, visto que, todos os países e munícipios onde há, na estrutura governamental políticas para as mulheres, realizaram simultaneamente alguma tipo de programação alusiva. “A missão da Semup é trabalhar políticas para o gênero independente de raça e credo, no sentido de que elas se sintam respeitadas e valorizadas no seio familiar e em sociedade”, destacou Carla Sousa.
DSC 2835 600x399
Uma variedade de serviços de saúde foi oferecida ao público em geral, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, exame preventivo do colo do útero, além da distribuição de preservativos. As mulheres passaram ainda, pelos serviços de maquiagem, penteados e manicure; já as crianças tiveram um espaço reservado para pintura e exibição de desenhos animados.
Para a aposentada Antônia Roberta Santos, de 73 anos, que se utilizou dos serviços de verificação da pressão arterial e glicemia, a Ação foi importante para o acompanhamento do controle da diabetes. Ela ressaltou também, a relevância dos temas abordados nas palestras.
O evento foi prestigiado por representantes das Secretarias Municipal de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, pela representante da comunidade, Concita da Pindoba, e pelos vereadores, Leonardo Bruno, presidente da Câmara, e Wellington Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz