Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

Vianey Bringel solicita "Carreta Viva Mulher para Satubinha e Pindaré-Mirim



A deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) apresentou quatro Indicações esta semana à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Em duas Indicações, a parlamentar solicita à governadora Roseana Sarney (PMDB) providências, em caráter de urgência, no sentido de autorizar à secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, o envio da Unidade Móvel-Carreta Viva Mulher para os municípios de Satubinha e Pindaré-Mirim.

Segundo Vianey Bringel, as indicações têm como objetivo atender a população de ambos municípios, levando ações de acolhimento, formação, inclusão e defesa das mulheres, seguindo a metodologia de trabalho do Programa Viva Mulher, operacionalizando ações de escuta especializada por equipe multidisciplinar; palestras socioeducativas sobre os direitos das mulheres, com ênfase no enfrentamento à violência contra as mulheres, com disseminação da Lei Maria da Penha; de inclusão econômica, social e política; de articulação; e sensibilização.

PROGRAMA VIVA MULHER

Somente este ano de 2013, já foram realizadas cerca 1.300 atendimentos pelo Programa Viva Mulher. Os municípios de São Luís, Itapera/Maracanã, São Benedito do Rio Preto, Santa Luzia do Paruá, Godofredo Viana e agora Chapadinha foram os contemplados com a presença da equipe do Laboratório de Tecnologia Social Viva Mulher. Ainda estão previsto para este mês a visita nos municípios de Anapurus e Grajaú.

As atividades consistem de acolhimento e atendimento psicossocial e jurídico, além de palestras sobre a Lei Maria da Penha e a Lei do Acompanhante, ministradas pela equipe multidisciplinar do Viva Mulher. O CRAS e o CREAS locais oferecem palestras sobre Auto-estima e Violência Contra Mulher, respectivamente. Também haverá exibição dos filmes “Rota do Tráfico de Mulheres”, “A Última Batalha”.

De acordo com a diretora do Viva Mulher, Ruth Mary o objetivo é disseminar a metodologia do Viva Mulher, que implica em fazer todos os eixos em atendimento psicossocial e jurídico realizando  encaminhamentos para as redes dos municípios.

A secretária da Semu, Catharina Bacelar ressalta que o Programa Viva Mulher trabalha com as principais ações da Secretaria de Estado da Mulher, os principais eixos do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e as políticas necessárias para garantir os direitos das mulheres do Maranhão, do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e sobre os programas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz