Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Itapecuru-Mirim foi sede da II Conferência Regional de Meio Ambiente


Cerca de 200 pessoas de 22 municípios maranhenses participam da Conferência Regional de Meio Ambiente de Itapecuru-Mirim realizada, na sexta-feira (10), no espaço Henrique’s Eventos, bairro Malvinas. Eles representaram organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário. O município de Itapecuru-Mirim é o segundo a receber uma etapa regional da agenda ambiental do Maranhão em 2013.
O evento foi aberto pela secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóia, representando o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes. Na mesa de abertura, estiveram presentes o prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim; o vereador Rogério Maluf, representando a Câmara de Vereadores de Itapecuru Mirim; Antônio da Mata, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Barreirinhas, representando a sociedade civil organizada; e Rodrigo Martins, assessor da Promotoria de Justiça, representando a promotora de Justiça, Cristiane Lago.
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóia, destacou a importância da participação de todos os segmentos sociais na conferência. “Temos poder público, sociedade civil organizada e empresariado discutindo juntos a problemática dos resíduos sólidos. Isso reforça a responsabilidade da gestão compartilhada dos resíduos e proporciona a possibilidade de termos bons resultados nesta conferência regional de Itapecuru-Mirim", afirmou.
Pela manhã o engenheiro da Sema e coordenador da Conferência Regional de Itapecuru Mirim, Telmo José, ministrou uma palestra sobre a estrutura das conferências e a forma de composição e escolha dos delegados. Em seguida tratou da questão dos resíduos sólidos.
 
Na pauta da programação as discussões sobre o tema “Resíduos Sólidos” nos sub-eixos Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda pelos grupos de trabalho. Os participantes escolheram as melhores propostas apresentadas por cada grupo de trabalho e encerraram o evento com a escolha dos 52 delegados que participarão da Conferência Estadual de Meio Ambiente, marcada para o período de 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
A próxima Conferência Regional do Meio Ambiente será realizada no município de Barra do Corda, no dia 22 de Maio, no Complexo Educacional Manoel Mariano do Bairro Trizidela (Avenida Governadora Roseana Sarney - BR 226, Bairro Trizidela – próximo ao Espaço Cultural), a partir das 7h30. Deverão participar dessa regional os municípios de Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.
Participam dessa etapa em Itapecuru-Mirim representantes dos municípios Anajatuba, Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Cantanhede, Humberto de Campos, Icatu, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Morros, Nina Rodrigues, Paulino Neves, Pirapemas, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, Vargem Grande. Também participaram do evento como ouvintes representantes de São Luís, São José de Ribamar e Alto Alegre do Maranhão. Eles acompanham os trabalhos com o objetivo de aperfeiçoar o planejamento de suas respectivas conferências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz