Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Governadora Roseana entrega Biblioteca Pública Benedito Leite reformada, ampliada e modernizada


As obras de reforma, ampliação e modernização da Biblioteca Pública Benedito Leite foram inauguradas, nesta quinta-feira (9), pela governadora Roseana Sarney ao lado dos secretários estaduais Olga Simão (Cultura) e Luis Fernando Silva (Infraestrutura). Ao todo, foram investidos R$ 7 milhões na execução das obras civis e aquisição de equipamentos.
“Estou muito emocionada de reabrir a Biblioteca Benedito Leite, pois é um espaço que representa a nossa cultura, uma referência para o Brasil”, declarou a governadora Roseana Sarney. Ela afirmou que já foi usuária do espaço, quando estudava no Liceu Maranhense. “Foram cinco anos fazendo pesquisas junto com meus amigos. Na época, não tinham os recursos que hoje estão sendo disponibilizados”, ressaltou.

A governadora Roseana lembrou que o acervo da Biblioteca Pública foi enriquecido com 10 mil obras. Hoje, são mais de 140 mil títulos, entre livros, jornais, revistas, manuscritos, microfilmes, diários oficiais, livros em braille e obras raras. “É um espaço aberto aos professores, estudantes e pesquisadores, que vão contar com conforto e modernidade para realizarem seus trabalhos”.

Entre as novidades, estão a Biblioteca do Bebê (pioneira no país), Espaço de Leitura (usuário leva seu próprio livro para ler) e o palco e a sala de projeções de filmes, instalados no prédio anexo da Biblioteca Infantil Viriato Corrêa. Há novas acomodações também para os setores de Direitos Autorais, Informação Utilitária, Telecentro, Salas de Multimídia e de Microfilme e Laboratório de Higienização e Digitalização do Acervo. A área do Setor de Braille foi ampliada e seu acervo passa a dispor de novos livros.
“A Benedito Leite passa a ser palco de estudo e pesquisa dentro da 2ª mais antiga biblioteca pública do país”, revelou a secretária de Cultura, Olga Simão. Ela explicou que a Biblioteca, agora totalmente modernizada, passa a dispor de um Scanner de microfilmes (que digitaliza direto para impressora, pen drives e disco rígido; permite que o usuário salve uma cópia da informação digitalizada e realize a pesquisa em casa; se conectado à internet, permite o envio das obras digitalizadas, por e-mail). Também possui um Scanner planetário (permite a digitalização de obras encadernadas e em folhas soltas, até o formato A2, tendo como características a alta qualidade e velocidade de digitalização, a baixa exposição dos originais à luz, o não uso de radiação ultravioleta e a não emissão de reflexos mesmo com papéis brilhante).

Os serviços de recuperação da Biblioteca ficaram sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). O secretário Luis Fernando Silva revelou que a estrutura física incluiu a substituição do telhado, ampliação do anexo (Biblioteca Infantil Viriato Corrêa), além da troca das instalações elétrica, hidráulica, sanitária e da rede lógica. O prédio ganhou novos espaços, todos climatizados, com tecnologia de ponta e acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

“Já fui usuário dessa Biblioteca no tempo em que era estudante, mas naquela época não tinha essa estrutura, eternizada por esta obra realizada pelo governo estadual”, ressaltou Luis Fernando Silva. Ele disse que teve o cuidado de vistoriar cada canto do prédio visando oferecer o mais moderno para os atuais estudantes. “Essa iniciativa representa o compromisso do governo com a história, a arte e a cultura do Maranhão”, destacou.

A solenidade de inauguração contou com a participação de deputados estaduais Afonso Manoel, Roberto Costa, Fábio Braga e Magno Bacelar; dos secretários estaduais Olga Simão (Cultura), Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Sergio Macedo (Comunicação Social), Catharina Bacelar (Mulher), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial), Joaquim Haickel (Esporte e Juventude), Hildo Rocha (Assuntos Políticos e Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Victor Mendes (Meio Ambiente); a auditora Geral do Estado, Maria Helena Oliveira; da diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira; além de funcionários, bibliotecários, professores e estudantes.

Também presentes intelectuais, como o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar; e a pesquisadora Zelinda Lima. Para a estudante do ensino médio, Tassiane Santos, a Biblioteca é espaço fundamental para o estudo. “Gosto de fazer pesquisas aqui, fico feliz que volte a funcionar, pois aproveito o espaço para estudar para o Enem que vou fazer esse ano”, revelou.  

História
A Biblioteca Pública Benedito Leite está completando 182 anos. Criada pelo então presidente da província, Cândido José de Araújo Viana, em 3 de maio de 1831, tendo como origem uma subscrição popular e voluntária e recebendo o nome de Biblioteca Pública Estadual, a Casa até hoje abriga acervo de livros, revistas, obras de arte, coleções de jornais maranhenses datados desde a Independência (1822) e manuscritos do século XVIII.

Ponto de encontro de jornalistas, escritores, professores, bibliotecários, entre outros intelectuais, a Biblioteca Pública desempenha um papel de relevância cultural no Maranhão e no país. Sua história registra um comprometimento com os anseios populares, tanto por propiciar o livre acesso ao conhecimento, como por ser a maior guardiã da memória cultural do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz