Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Codó celebra seus 117 anos em dia de festas, homenagens e inaugurações

Às seis horas da manhã do dia 16 de abril a salva de fogos anunciava mais um aniversário de emancipação política de Codó. Por toda a manhã, a prefeitura de Codó celebrou os cento e dezessete anos de emancipação política do município com culto ecumênico, hasteamento dos pavilhões da cidade, do estado e do Brasil, corte do bolo e a entrega de comendas aos ilustres cidadãos que foram destaques no município. Dentre as autoridades estavam presentes líderes religiosos, políticos, secretários de governo e representantes da sociedade civil organizada.
As comemorações tiveram início no sábado, dia 13, com a apresentação do projeto Cinearte Sarau, que levou cultura e lazer as famílias codoenses. No dia 14, apresentações culturais e de música sacra ocorreram na Praça Ferreira Bayma. No dia 15 de abril, destaques na cultura codoense receberam títulos de reconhecimento aos melhores de 2012.  
Ao lado do deputado federal Ricardo Archer e do vice-prefeito Guilherme Archer, e acompanhado pela Primeira Dama do Município, Eliene Rolim, o prefeito Zito discursou a população que assistia atenta, da Praça Ferreira Bayma, ao cerimonial de aniversário na manhã do dia 16. Bastante emocionado na ocasião, Zito Rolim cumprimentou aos religiosos que celebraram o culto ecumênico, as autoridades presentes e a população. O chefe do executivo municipal falou sobre os motivos que todo o cidadão do município tem para comemorar sobre os 117 anos de Codó.
“Tenho certeza que todos nós temos motivos de sobra para comemorar. A história de Codó é muito bonita e suas conquistas recentes são expressivas. Enquanto os pessimistas reclamam sobre as dificuldades, nós estamos trabalhando, dia após dia, ano após ano, para sobrepujarmos as dificuldades e alcançarmos nossos objetivos, de ver e viver uma cidade melhor. Nos quatro anos de nossa primeira gestão e nesses quatro primeiros meses deste segundo mandato, estamos levando positivamente o nome de Codó ao nosso estado e ao nosso país. Uma cidade de um povo hospitaleiro e que recebe seus visitantes da melhor forma possível”, declarou.
Zito Rolim ressaltou aos codoenses que são destaques fora da cidade e representam o município com dignidade em outros estados. “Fiquei feliz em saber que recentemente tivemos um filho de Codó visitando a cidade e relatando o quanto ela mudou para melhor. Um grupo de pessoas que veio à cidade para realizar um cerimonial do INSS não conhecia Codó, mas essas pessoas deixaram nosso município com uma ótima impressão e disseram que foram muito bem recebidas. Isso nos enche de orgulho. Saber que as pessoas reconhecem as coisas boas de nossa cidade. Por isso a nossa resposta para as críticas mal intencionadas será sempre o trabalho”.
O prefeito se despediu do público agradecendo o carinho e a confiança depositada nas últimas eleições e se comprometeu em continuar seus esforços perenes para os avanços de Codó nas áreas do conhecimento, educação, infraestrutura, abastecimento e qualidade de vida. Após a cerimônia, o Prefeito e a Primeira Dama compartilharam bolo e refrigerante com os presentes e se dirigiram ao Salão Nobre da Prefeitura para a solenidade de entrega de comendas a cidadãos de destaque e bons serviços prestados a Codó.
À tarde, enquanto acontecia a Gincana Cultural de Aniversário, o prefeito partiu para uma verdadeira maratona de inaugurações pelos quatro cantos da cidade. Obras nas áreas de infra estrutura, educação e esportes foram entregues a população em diversos bairros de Codó e na zona rural.
O Prefeito e comitiva começaram pelo Povoado Amorim, onde entregaram o sistema de abastecimento de água aos moradores, com poço artesiano e rede de distribuição. O prefeito também fez a distribuição de sementes de feijão aos agricultores do Amorim. Na Trizidela, Zito e a Secretária de Educação Rosina Benvindo entregaram uma moderna creche, novinha em folha, seguindo todos os quesitos do padrão MEC. Ao chegar ao bairro, Zito foi cercado pelas crianças, que o acompanharam durante toda a visita a creche. O Centro de Educação Infantil Maria Luiza Araújo Silva foi construído com recursos próprios e foi entregue a população junto com a nova quadra esportiva Fausto dos Santos, presenteando os moradores do Bairro São Vicente Pallotti.
Em seguida, Zito Rolim foi até o Codó Novo, para inauguração da nova quadra Poliesportiva Ulisses Terto. Após descerrar aplaca inaugural, o prefeito e comitiva assistiram apresentação de grupo de capoeira, acompanhados pelas crianças do bairro. A maratona de inaugurações foi encerrada na Praça São Francisco, obra que irá revitalizar o importante perímetro do bairro homônimo. As tradicionais corrida rústica e provas ciclísticas movimentaram a tarde de aniversário. A noite, um grande espetáculo das bandas Xamego Quente e X-10 lotaram o corredor da folia, encerrando mais um aniversário de Codó     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz