Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Arnaldo Melo preside abertura da Jornada de Integração em Caxias


Foto Materia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), iniciou na manhã desta quinta-feira (19), a segunda edição da Jornada de Integração Legislativa, no auditório do Hotel Alecrim, em Caxias.

O evento busca o fortalecimento institucional do Poder Legislativo que assume a bandeira da modernização através de parcerias nos níveis federal, estadual e municipal, além de proporcionar maior interação entre os deputados e vereadores dos municípios maranhenses.

Arnaldo Melo iniciou os trabalhos destacando a prerrogativa das Casas Legislativas de elaborar leis, modificá-las ou extingui-las, sendo o único representante do povo na sua plenitude.

“É no parlamento que todo cidadão tem acesso. É na câmara municipal que o cidadão tem voz e vez. Então precisamos estar preparados para cumprirmos nossa missão: cobrar das autoridades competentes os direitos dos cidadãos. E é assim, com essa troca de experiência entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, que nós intensificaremos a participação da população no processo legislativo”, disse Melo.

Ele reiterou, ainda, a participação de todos nos debates, de forma democrática, com um único intuito: o de fortalecer cada vez mais o Poder Legislativo no Maranhão.

REPERCUSSÃO

A deputada Cleide Coutinho (PSB) elogiou a iniciativa, ressaltando que os encontros são importantes para conhecer a realidade de cada regional. “Aqui nós teremos tempo para conversarmos, traçarmos ideias. E com certeza sairemos com mais conhecimentos e dúvidas sanadas”, disse.

Carla Mendes Pereira, representante da Procuradoria Geral de Justiça, disse que a iniciativa vem no momento oportuno, já que muitos vereadores da região ocupam o cargo em primeiro mandato. “É uma forma esclarecer possíveis dúvidas que eles venham a ter no processo legislativo”.

A presidente da Câmara Municipal de Caxias, Ana Lucia Soares da Silva Ximenes (PTdoB), disse que a iniciativa é inovadora, principalmente pelo contato direto do Legislativo Estadual com os agentes políticos dos municípios maranhenses, o que, para ela, mostrará claramente as necessidades e dificuldades da realidade de cada região.

“A Assembleia inova se fazendo presente no interior do Estado e o Poder Legislativo forte e consciente de suas funções tem maior representatividade diante do nosso povo”, frisou.

Último a proferir a palavra, o prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho (PSB), afirmou que a sociedade necessita de políticos preparados. “É necessário saber quais são os meandros dos processos legislativos, é preciso saber o básico para poder atender os anseios do povo. E hoje a Assembleia se dispõe, com grandes profissionais, a trazer assuntos de importância para o debate”.

“Fico à disposição para qualquer iniciativa que a Assembleia quiser fazer em Caxias. Com certeza, sairemos fortalecidos desse encontro. Todos temos um único compromisso: trabalhar pelo povo”, finalizou Leo Coutinho.

PRESENÇAS

Além do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, participaram da Mesa, Ana Lucia Soares da Silva Ximenes, presidente Câmara Municipal de Caxias, Cleide Coutinho representando os deputados estaduais; Carla Mendes Pereira Alencar, promotora de Justiça de Caxias e Leonardo Coutinho, prefeito de Caxias.

Entre os parlamentares estavam os deputados Rubens Junior (PCdoB), Rogério Cafeteira (PMN), Alexandre Almeida (PSD), Magno Bacelar (PV), Raimundo Louro (PR), Fabio Braga (PMDB) e Gardênia Castelo (PSDB).

Entre as autoridades, marcaram presença o prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), o prefeito de Aldeias Altas, Dr. Tinoco (PMDB); o vice-prefeito de Trizidela do Vale, Marcos Vinicius, o ex-deputado e ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho; o ex-deputado Mercial Arruda e o ex-deputado Paulo Marinho Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz